TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os:virus

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

1-Conceito de Vírus:

R: São partículas infecciosas de natureza nucleoproteica de dimensões geralmente inferiores a 0,2 micra e, por consequência geralmente infiltráveis em filtros bacteriológicos e visíveis somente por microscópio eletrônico.

São parasitas intracelulares obrigatórios , formando geralmente só em presença de células vivas e dão facilmente lugar a mutações. Induz a célula parasita a formar réplicas, tanto do ácido nucleico como da capa proteica.

Do latim VIRUS  que significa veneno ou toxina.

2-Estrutura dos Virus:

R: São formados por um envoltório denominado Cápsideo , formado por proteínas que além de proteger o ácido nucleico viral, tem capacidade de se combinar quimicamente com substâncias da superfície da célula, permitindo ao vírus reconhecer, atacar e hospedar a célula. Alguns vírus possuem envoltório lipídico proveniente da membrana da célula onde se originaram; material genético pode ser DNA ou RNA, onde estão escritas as informações para a produção de novos vírus. Cada espécie viral possui um único tipo de ácido nucleico; há portanto, o vírus de DNA e de RNA; o Vírion,  é a partícula  viral, fora da célula hospedeira, é geneticamente de nominada assim  e cada espécie de vírus possuem Vírions de formatos característicos.

3-O que é transcriptase reversa e qual é sua função?

R:È uma enzima  que realiza um processo de transcrição ao contrário em relação ao padrão celular. É conhecida também como DNA- polímeras  ,   RNA-dependente.

4-Cite 3 doenças virais em plantas:

R: Um dos vírus mais estudados em plantas, devido sua organização  simplificada e a compreensão de seu ciclo de vida, é o vírus do mosaico do tabaco ou TMV; Em videiras temos o Vitis spp; e recentemente na soja um novo vírus denominado Necrose da haste.

5-Cite 3 doenças virais em animais; (exceto o homem)

R:Dentre as principais doenças virais em animais , podemos citar ; Cinomose, Raiva e Febre aftosa ou FA.

6- O que são tiloses ou tilas?

R:Tiloses  são obstruções do lume dos vasos por tilos, isso ocorre devido a diferença de pressão entre células parenquimáticas  contíguas e vasos.

Fontes; www.univesitario.com

             www.alunosonline.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com