TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA NOS ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

FLORA GRACE MONTE DE SOUZA FREIRE

 

PLANO DE AULA

NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

[pic 3]

MACEIÓ-AL

2014

FLORA GRACE MONTE DE SOUZA FREIRE

PLANO DE AULA

NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa, Ensino de Língua Portuguesa, Educação Física escolar e SeminárioVI.

Profs. Vilze Vidotte Costa, Suhellen Lee Porto Orsoli Silva, Edilaine Vagula, Juliana Fogaça Sanches Simm,  Mari Clair Moro Nascimento.

Tutora eletrônica: Márcia Quadros

Tutor(a) de sala: Cacilda Luduvico

 

MACEIÓ-AL

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................................05

PLANO DE AULA......................................................................................................08

CONSIDERAÇOES FINAIS.......................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12


INTRODUÇÃO

        

Este trabalho tem como objetivo relatar de forma sintetizada uma  reflexão  sobre planejamento, avaliação bem como a elaboração de um plano de aula interdisciplinar envolvendo conteúdo de Língua Portuguesa e Educação Física para o Ensino Fundamental nas Séries Iniciais.

Foi desenvolvido  e  embasado mediante as informações obtidas  a partir da leitura sobre planejamento, plano de aula e avaliação, da disciplina de Organização do trabalho Pedagógico nos anos iniciais, que compõem o 6º semestre, assim como também com as opiniões de educadores e estudiosos do tema abordado.

 De forma detalhada, e respaldado no tema abordado e pesquisado,  mostraremos um  plano de aula  preparado  para alunos, referente ao 4º e ou 5º ano, ao qual será enfatizado neste trabalho.

 

Com explanações claras, este trabalho trará grandes contribuições para pesquisadores e interessados no tema, principalmente na área educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

        

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Inicialmente, para melhor compreensãodo do estudo, cumpre esclarecer o que é planejamento, pois, as ideias que envolvem o planejamento são amplamente discutidas atualmente, mas para exercitar a sua prática, faz-se necessário compreender conceitos atribuídos a esse termo. Os conceitos que irão ser explanados a seguir apresentam variações e contribuem para uma complementação de ideias. Conforme Padilha (2001,P.30):

Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.

Segundo aponta Lück, (2002, p. 24) planejamento é o:

Processo de estruturação e organização da ação intencional, realizado mediante:

· Análise de informações relevantes do presente e do passado, objetivando,        principalmente, o estabelecimento de necessidades a serem atendidas;

· Estabelecimento de estados e situações futuros, desejados;

· Previsão de condições necessárias ao estabelecimento desses estados e situações;

· Escolha e determinação de uma linha de ação capaz de produzir os resultados desejados, de forma a maximizar os meios e recursos disponíveis para alcançá-los.

De acordo com as citações esplanadas, pode-se perceber que cada autor se utiliza de uma forma específica para conceituar o termo planejamento, mas todas elas concordam que o planejamento seja a previsão de uma ação a ser desenvolvida e o pensar sobre os melhores meios para atingir os fins.

Analisando os conceitos, percebemos como é importante o ato de planejar, e no sentido do planejamento nos espaços educativos Libâneo (1994, p.222) aponta que o planejamento tem grande importância por tratar-se de: “Um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.

Sendo o planejamento o processo de estruturação e organização da ação educativa em forma de intervenções sistematizadas e orientadas para obtenção de resultados através do plano de aula, o mesmo envolve um conjunto de operações mentais, dinâmicas, estratégicas e contínuas.Portanto se o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, o plano é formalização dos diferentes momentos desse processo. E configura-se, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento. Que segundo Piletti, ( 2001, p.73).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com