TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO - FEIRA DE CIÊNCIAS: CONHECENDO A LESHIMANIOSE

Por:   •  2/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7

NOME: DIONE ARAUJO

MATRICULA: 14112020122

POLO: PARACAMBI

PARASITOSE E MEIO AMBIENTE

PLANO DE AÇÃO

FEIRA DE CIÊNCIAS: CONHECENDO A LESHIMANIOSE

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho relata-se a experiência obtida na área de Ciências da Natureza, na organização de uma Feira de Ciências em um Colégio da rede Pública de Ensino fundamental do oitavo ano com faixa etária de 14 a 16 anos em uma comunidade carente do Rio de Janeiro. Partindo-se do pressuposto de que o interesse do aluno está centrado na ação, no compartilhamento de ideias, no trabalho conjunto e na experimentação, elaborou-se a proposta da Feira de Ciências, como um projeto de conscientização da comunidade utilizando o espaço escolar como uma forma de aproximar as informações e a comunidade que vive em seu entorno.  Buscando mostrar que aprender é uma necessidade constante do ser humano. Esta feira também tem como fim de desenvolver nos alunos competências e habilidades necessárias para desenvolver a inovação e a pesquisa ficando alheia às necessidades da sociedade contemporânea em que está inserida. as Feiras de Ciências contribuem para inserir e despertar nos alunos o interesse pelas Ciências, possibilitando que investiguem sobre problemas locais, regionais, estaduais, enfim permitem que ampliem seus conhecimentos sobre determinado assunto por meio da pesquisa e temos como tema central essa doença que muitos desconhecem que é a leishmaniose doença que quase não é divulgada mas que pode trazer muitos problemas não só aos seres humanos como também a animais domésticos em especial aos caninos que são tidos como os melhores amigos do homem.

DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO:

Com a finalidade de atingir os objetivos propostos, em um primeiro momento, apresentamos o projeto da Feira de Ciências para os alunos, deixando claro que o tema a ser trabalhado era a leishmaniose, e que deveria partir de anseios pessoais, curiosidades, percepção de relevância do assunto, entre outros. Os grupos foram determinados a partir um sorteio onde todos os nomes foram depositados em uma urna e retirados pelos professores formando grupos de acordo com a quantidade de participantes, foi utilizado esse método de sorteio para evitar que um ou outro ficasse sem grupo ou fosse deixado de lado por não ter afinidade com os demais, fazendo com que se diminua a exclusão ou a formação das famosas panelinhas ou grupos pré-formados. Os alunos elaboraram um projeto de pesquisa que foi implementado no decorrer de um mês.  Apresentaram os projetos aos professores, que podendo ser em qualquer assunto que envolvesse a doença tema. Como forma de divulgação foram feitos alguns cartazes e fixados em alguns pontos da comunidade e na própria escola com a data e o horário, a apresentação dos projetos de pesquisa ocorreram na forma de pôster e stands para o público interno do Colégio e a comunidade no entorno da escola. Foi constituída uma comissão de professores avaliadores, envolvendo a equipe gestora do colégio, que avaliou os trabalhos apresentados. Com isso foi possível selecionar os trabalhos que se destacaram, no entanto todos receberão certificados de participação e cada grupo será pontuado conforme o desempenho em seus trabalhos, esses pontos valerão para o semestre correspondente a pesquisa  deverá apresentar título, objetivos, justificativa, introdução, desenvolvimento, metodologia, resultados e discussões, além das referências bibliográficas sendo esses os principais quesitos para avaliação  na realização da feira também foi avaliado, valorizando e identificando o conhecimento e o interesse que a turma tinha sobre o assunto e suas variações. Esse procedimento é também um reconhecimento de que a construção do conhecimento é um empreendimento laborioso e que envolve diferentes pessoas e áreas do conhecimento, às quais se deve dar o devido crédito.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Verificou-se no dia da apresentação a presença de trabalhos que traziam denúncias sociais e ambientais ou orientações ao público, colocando os estudantes num papel de transformadores, de formadores de opinião, contribuindo para a formação de atitudes nos jovens, onde cada grupo veio com uma ideia muito detalhada sobre as formas de contaminação, tratamentos prevenção entre outros. Ganhado notoriedade e sendo considerado como uma grande oportunidade para a interação entre a escola e a comunidade. Dessa forma, organizou-se o momento de apresentação, ou seja, a divulgação de um trabalho fruto da pesquisa, da investigação e do empenho. Os trabalhos foram distribuídos nos corredores da escola em frente as salas que estavam envolvidas nos projetos, estavam representadas em pôster padronizado seguindo normas determinadas pela Comissão Organizadora. Os trabalhos apresentavam título, objetivos, justificativa, introdução, desenvolvimento, metodologia, resultados e discussões, além das referências bibliográficas como o especificado. A interação se fez necessária para desenvolver e aprimorar as diferentes formas de apresentação, postura, oratória, dentre outras características critérios esses que também serão levados em conta na hora de pontuar os projetos. A presença dos moradores da comunidade foi muito proveitosa já que a maioria das pessoas que compareceram não tinham a mínima ideia desta doença que pode ser fatal não só ao ser humano como aos animais em particular os cães domésticos ficando bastante entusiasmados com as informações que foram repassadas.

OBJETIVO DA FEIRA:

A feira de ciências teve como objetivo aproximar a escola e a comunidade além de servir como alerta sobre os riscos que uma doença um tanto desconhecida pode trazer, onde pôde ser explicado com muitos detalhes os seguintes tópicos:

- A Leishmaniose é transmitida através da picada de um inseto chamado flebótomo e popularmente conhecido como mosquito palha.

-  No Brasil os flebótomos são comprovadamente transmissoras da Leishmaniose são L. Cruzi e, principalmente, L. longipalpis. Somente as fêmeas destes insetos transmitem a Leishmaniose.

-  há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar.

٭  A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. Podendo surgir feridas também nas mucosas do nariz, da boca e da garganta.

٭ A leishmaniose visceral é uma doença que atinge vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose ataca principalmente crianças de até dez anos se tornado menos frequente após essa idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com