TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: CONHECENDO A INTELIGÊNCIA FEIRA DE CIÊNCIAS

Por:   •  21/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO MAGALHÃES

8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO: CONHECENDO A INTELIGÊNCIA

FEIRA DE CIÊNCIAS

Professor Orientador: Dilton Rosário

Turma: 8ª série M1

Disciplina: Ciências

Salvador, Outubro/2010

INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA

O mundo atual, com tantas mudanças e novas demandas exige, dos indivíduos, habilidades e atitudes diferentes das observadas em épocas anteriores.

As tecnologias da informação e comunicação favorecem uma nova postura frente ao processo ensino-aprendizagem, que já não se satisfaz mais com a informação transmitida pelo professor, mas prioriza o conhecimento construído pelos alunos.

As facilidades e a rapidez com que hoje é possível ter acesso à informação criaram a necessidade de se trabalhar na formação de um sujeito crítico e consciente de seu papel na sociedade em constante transformação. O cidadão deste século não pode ter o mesmo perfil de habilidades do século passado. Não pode mais ignorar o que se passa no mundo, necessita se inserir de maneira adequada no meio social. Esse cidadão precisa, antes de tudo, ser crítico, ativo, pensar e agir muito mais do que falar. Necessita saber pensar sobre tudo o que chega até ele através das novas tecnologias de informação e comunicação.

Saber pesquisar e selecionar as informações para, a partir delas e da experiência, construir o conhecimento, tornou-se uma real necessidade da atual sociedade. Bachelard (1996), afirma que toda cultura científica deve começar por uma catarse intelectual e afetiva e que devemos duvidar, questionar tudo que nos chega e o que temos dentro como saber. Apresenta o “espírito científico” como uma característica do ser que esteja apto a construir o conhecimento científico.

Frente a esses avanços, a Escola deve ser, sempre, um espaço que permita o aluno pensar, aprender e agir. Com isso o enfrentamento dos problemas e mudanças ocorridos no mundo é entendido dentro de sua complexidade de forma crítica, responsável e consciente. Considerando que uma suas das finalidades é contribuir para a formação integral dos alunos, a Escola deve ajudá-lo a desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Aprender é, antes de qualquer coisa, exercitar a mente, tendo papel importante em todos os âmbitos de desenvolvimento. Uma Feira de Ciências, em suma, buscará a compreensão do aluno em sua complexidade, gerando representações do entendimento do educando como ser humano dentro do Universo, espaço, relações e a própria vida.

É com base nessas reflexões que o orientador promove a FEIRA DE CIÊNCIAS do Colégio Alfredo Magalhães, com o eixo temático “CONHECENDO A INTELIGÊNCIA”. A mostra acontecerá somente com a turma 8ªM1, em que a mesma deverá explorar as diferentes explicações sobre as transformações produzidas pelo homem comparando-os dentro de uma concepção científica, tecnológica e atual, mostrando isso através dessa feira. Será o momento onde todas as idéias estarão expostas, driblando a rotina e exercitando a criatividade.

OBJETIVOS

GERAL

Despertar no aluno o interesse pelas ciências através de experiências de fenômenos físicos, químicos e biológicos, de forma simplificada que permita desenvolver um raciocínio lógico dos fenômenos naturais.

ESPECÍFICOS

  • Incentivar a atividade científica, por meio da elaboração e execução de trabalhos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento;
  • Disseminar a cultura da cientificidade em sala de aula com experiências práticas;
  • Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos alunos para despertar vocações;

METODOLOGIA

A FEIRA DE CIÊNCIAS visa criar um espaço de debate e experimentos, pois ele norteará futuras experiências com os alunos, já no ensino médio. As atividades consistirão num primeiro momento em pesquisa sobre definição de uma feira de ciências e de experimentos (o como fazer), seguida de apresentação dos experimentos escolhidos pelos alunos, bem como de um relatório de desempenho do grupo e passo-a-passo dos experimentos. A transmissão do conteúdo será feita através de:

  • Aulas expositivas e dialogadas estabelecendo inter-relações entre os aspectos teóricos e práticos pertinentes à feira de ciências;
  • Estudo de textos e pesquisa na internet pelos alunos; serão utilizados textos xerografados, textos de revistas, jornais, livros e internet, leitura de imagens, documentários e filmes, como instrumentos para a realização da compreensão do conteúdo proposto, utilizando as novas tecnologias (computador, Internet, TV e DVD).

PÚBLICO ALVO

        Todos os alunos da 8ª série, turma M1, do Colégio Estadual Alfredo Magalhães.

 

CRONOGRAMA

DATA

ATIVIDADE

PRAZO*

21 e 22/10

  • Apresentação do Projeto e de vídeos com experimentos para apreciação e motivação da turma;
  • Montagem dos grupos.

-

04/11

  • Solicitação de pesquisa bibliográfica sobre feira de ciências e experimentos;
  •  Conversa com os grupos sobre os experimentos escolhidos.

11/11

12/11

  • Explicação sobre o relatório a ser feito sobre os grupos e solicitação do documento.

26/11

25/11

  • Apresentação dos experimentos (culminância da FEIRA DE CIÊNCIAS);
  • Entrega dos relatórios**.

-

01/12

  • Devolução dos relatórios com a devida correção do orientador, além das notas atribuídas a cada grupo.

-

*= Prazo final para entrega da referida atividade.

**= O relatório poderá ser entregue até um dia após a apresentação do experimento.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá em dois momentos, sendo os dois norteados pelo professor orientador e a nota final será atribuída a cada aluno de acordo com a média dessas duas notas. O professor fará a avaliação dos experimentos e do material escrito, esse construído na forma de relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (144.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com