TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Conhecendo os Planetas do Sistema Solar

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

NOME: Francielly de Fatima Camargo Gomide

RGM:26145511

Unidade III – “Terra e Universo”

  1. Tema: Conhecendo os Planetas do Sistema Solar

  1. Dados de Identificação - Série e duração: 4° ano do Ensino Fundamental – 4 aulas

  1. Objetivos:

Identificar os planetas do Sistema Solar.

Reconhecer as características de cada planeta.

Conhecer a ordem dos planetas a partir do Sol.

  1. Conteúdos:

Essa atividade proposta busca promover o conhecimento sobre o Sistema Solar e os planetas que o compõem, além de desenvolver as competências gerais da BNCC, como a valorização dos conhecimentos historicamente construídos e a utilização de diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações.

A atividade também estimula a colaboração entre os alunos, através da apresentação dos planetas em grupo, e a criatividade, com a produção de desenhos e descrições dos planetas.

  1. Habilidade (s) da BNCC:

CG1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

CG4 - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar

  1. Procedimentos Metodológicos (detalhar as etapas) :

Inicie a aula apresentando os planetas do Sistema Solar, utilizando imagens e figuras ilustrativas. Peça para que os alunos observem as diferenças entre eles e identifiquem suas características.

Divida a turma em grupos e distribua uma imagem de cada planeta para cada grupo. Peça para que os alunos observem e descrevam as características do planeta e depois apresentem para a turma.

Proponha uma brincadeira de "ordem dos planetas", onde os alunos deverão se organizar de acordo com a ordem dos planetas a partir do Sol. Para isso, crie cartões com o nome dos planetas e peça para que os alunos se organizem de forma correta.

Finalize a atividade pedindo para que cada aluno escolha um planeta para desenhar e escrever uma breve descrição das características do mesmo.

Recursos didáticos: Imagens e figuras ilustrativas dos planetas, cartões com o nome dos planetas, papel e lápis para desenho.

  1. Avaliação: Os alunos serão avaliados pela participação e descrição final de seu planeta escolhido.

  1. Bibliografia: ADMIN. Trabalhando o Sistema Solar na Educação Infantil - Mundinho da Criança. Disponível em: <https://www.mundinhodacrianca.net/2018/10/trabalhando-o-sistema-solar-na-educacao-infantil.html>. Acesso em: 13 abr. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com