TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  6/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: QUÍMICA E BIOLOGIA

  PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PIBID NÚCLEO DE QUÍMICA EBIOLOGIA   

 

 

 

 

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES

 

 

 

 

 

ALUNO (a): MARLETE MIRANDA FONSECA

ESCOLA: JOSÉ CARLOS MARTINS MESTRINHO

SUPERVISOR: JOSÉ BRAZ

 

 

 

 

ITACOATIARA – AM

             JULHO DE 2019

 

Apresentação

 A escola foi bem receptiva com a gente. O supervisor do projeto, juntamente com a gestão da escola, nos relatou a rotina dos professores e a forma com que se deve agir no ambiente acadêmico. Sempre de maneira muito respeitosa, e nos tratando como colegas de trabalho, nos deixaram a vontade para expor nossas ideias e contribuições para o aprimoramento das atividades em sala de aula.

Em primeiro momento, vi que a escola tem um bom ambiente para se estudar e certa organização, embora tenha algumas dificuldades típicas do ensino público brasileiro.

 

Relato das Atividades Desenvolvidas na Escola

  • Dia 04/07 – 08:00 às 11:30 – Início do projeto de arborização na área da escola
  • Dia 09/07 – vespertino – Aula sobre plantas
  • Dia 16/07 – 14:00 às 17:30 – Monitoria do projeto Bio Repórter
  • Dia 18/07 – Matutino - Apresentação de mudas de plantas solicitadas pelo professor para começar os plantios na área da escola.

  • Dia 26/07 – 14:00 às 17:30 – Monitoria para o projeto Bio Repórter.
  • Dia 27/07 – 14:00 às 17:30 – Isentamos os alunos do primeiro ano para o SIS, e os alunos do terceiro ano para o vestibular da UEA.
  • Dia 29/07 – 14:00 às 17:30 – Planejamento de aula
  • Dia 30/07 – 14:00 às 17:30 – Planejamento para Aplicação da olimpíada de Biologia com as turmas do segundo ano no vespertino.

Aspectos Positivos e Negativos 

No que se refere ao ambiente escolar, pude observar muitos pontos positivos e alguns negativos. Primeiramente, vê-se que o espaço da escola é bem limpo, os funcionários responsáveis pela limpeza são muito atenciosos quanto a isso, tem um bom refeitório com alimentação passada por nutricionista etc.,  

Entretanto, aspectos negativos também existem, bem como a falta de climatização em algumas salas, portas danificadas, banheiros sem materiais de higiene etc. o prédio no geral não se encontra em estado muito bom, embora tenha sido reformado há pouco mais de três anos.

 

Demandas da Escola

Os alunos são bem calorosos e diversificados. Em sua totalidade, são de classe média e enfrentam algumas dificuldades de se manterem na escola, como por exemplo, falta de transporte. Apesar de a escola ter uma expressiva quantidade de alunos, os professores conseguem dar conta das salas. Embora estas sejam lotadas, as aulas fluem em boa parte. Entretanto, os professores precisam de mais recursos para ministrar suas aulas, pois a escola sofre de carência de materiais que possibilitem uma maior didática nas salas.

Em outro momento, acompanhamos o período de reunião dos pais e observamos a ausência de muitos, fato esse que nos fez perceber a falta de participação dos responsáveis na vida escolar dos alunos. Contudo, fica a cargo da administração da escola, que é muito bem coordenada pelo gestor e pela pedagoga, lidar e intervir com os problemas externos dos alunos. Os gestores organizam, planejam e intervêm todas as adversidades que aparecem de maneira que conseguem administrar com muita eficácia todo ambiente acadêmico na medida do possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (80.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com