TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICICAÇÃO À DOCÊNCIA

Por:   •  21/6/2022  •  Resenha  •  7.839 Palavras (32 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICICAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

SUBPROJETO MATEMÁTICA

DENILSON SANTOS SENNA

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DO PIBID

AMARGOSA - BAHIA

2022

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME COMPLETO: Denilson Santos Senna

TIPO DE PARTICIPANTE:

( x ) ESTUDANTE BOLSISTA

(  ) ESTUDANTE VOLUNTÁRIO

(  ) SUPERVISOR

RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. SEMINÁRIOS TEMÁTICOS:

Ao decorrer dos encontros quinzenais, tivemos seminários onde eram esclarecidos os textos que foram entregues com antecedência para que pudéssemos fazer uma leitura aprofundada dos assuntos abordados neles.

A propósito, esses assuntos têm algo em comum: o ensino da Matemática, pois ambos trazem visões bastante claras e absurdamente interessantes, proporcionando assim, reflexões e aprendizados inesquecíveis, influenciando diretamente no esclarecimento das nossas incertezas na escolha da docência como profissão.

No primeiro seminário temático foram abordados dois textos: Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: da investigação à prática, das autoras Mary Kay Stein e Margaret Schan Smith e Cenários para investigação, do autor Ole Skovsmose.

Ao analisarmos o texto Tarefas matemáticas, percebemos que a sua principal preocupação é o desenvolvimento próprio dos alunos nas atividades propostas e, também, a existência de falhas na elaboração e na prática dessas atividades. Com isso, provocando com ênfase a autoavaliação dos professores na produção das aulas com viés na interação dos alunos, de forma dinâmica e orgânica a compreensão dos conteúdos propostos.

Da mesma forma, o texto de Cenários da investigação traz uma reflexão bastante esclarecedora da função do professor em sala de aula, sendo o porta-voz da democracia, pois, como o autor cita Matecracia, entre outras palavras, que a Matemática é uma arma de poder de transformação, fazendo assim, uma mudança pela abordagem na educação matemática, trazendo várias alternativas de aplicação de tarefas, mas nunca perdendo a harmonia entre Matemática Pura e Aplicada, para que o aluno interaja de forma muito mais ativa e, assim, ele se tornará um sujeito crítico a todo acontecimento e conhecimento já visto e também a ser visto. Dessa maneira, o aluno se torna o protagonista da sua caminhada tanto na vida pessoal como na vida profissional.

No segundo seminário temático, foi abordado o texto Gestão Curricular em Matemática, do autor João Pedro da Ponte. Esse texto revela que o professor é realmente a porta-chave para o conhecimento, pois temos o dever de influenciar o aluno a pensar e a criar gosto pelo saber e pela descoberta, trazer o fascínio da sabedoria. E isso vem também através das tarefas, que é uma maneira bem eficaz e eficiente para o conhecimento, apesar de que é preciso sempre ter cuidado com as elaborações e as realizações delas.

Já no terceiro seminário temático, discutimos como alvo principal Modelagem Matemática para a Educação Básica, sendo ministrada pela coordenadora do subprojeto, professora Lilian, em que expôs a importância e a aplicação dessas ferramentas fornecidas através da Modelagem Matemática, com intuito do estímulo da independência intelectual dos educandos e, assim, tornando-lhes produtores do seu próprio conhecimento. Além disso, instigando nós estudantes ‘pibidianos’, enquanto futuros professores, a trabalharmos com essa pauta de ensino.

        No quarto seminário temático, foram abordados dois temas: Etnomatemática e Etnomodelagem. Temas tão intrigantes e singulares, chegando em um ponto que todos nós ficamos admirados e surpresos sobre algo necessário a ser discutido na existência de outras matemáticas sob olhar de diversos étnicos, e sendo lindamente presidida pela professora Bete Madruga, a qual, no Centro de Formação de Professores (CFP), é uma referência no assunto, e assim explanando todas as definições, interesses, motivações e percursores desses dois temas ferozmente fascinantes. Além disso, houve a belíssima participação da licencianda Jailda, discente do 6º semestre de Licenciatura em Matemática (CFP – UFRB), em que expôs o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em andamento, que menciona a Etnomodelagem na cultura das rezadeiras: o uso dos chás como alternativa para o ensino da Matemática. A proposta desse tema é tão surpreendente, pois no senso comum jamais iriam pensar um conteúdo matemático sendo relacionado a algo místico e se tornando, com absoluta certeza, um tema de consideração louvável.

O quinto seminário temático foi presidida pela professora Lilian Aragão, que compartilhou conosco algo bastante relevante na atualidade no ramo educacional. O tema abordado foi a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que tem o principal objetivo de garantir um patamar comum de aprendizagens essenciais aos estudantes.

Ao decorrer do seminário foi apresentado, com clareza, as aprendizagens essenciais que são habilidades e competências, ainda os seus conceitos e suas diferenças entre elas e, além disso, foram comentados os marcos legais da BNCC. Diante disso, a professora Lilian conduziu no aprofundamento da explicação que o conjunto de habilidades formam competências, que a própria professora cita: “Um jogador de futebol precisa de habilidades para se tornar um jogador competente”. Assim, foram apresentadas as 10 competências da BNCC, enfatizando as competências gerais e especificas, ainda foi comentando as críticas feitas a essa nova estrutura comum curricular.

A principal mudança das aprendizagens essenciais referente ao Ensino de Matemática, é o reconhecimento concreto que ela é uma ciência humana e viva, que deve estar acompanhando todos os acontecimentos ao seu redor e, assim, alavancar o pensar crítico dos estudantes quando estudarem conteúdos matemáticos.

Com isso, os professores supervisores compartilharam também as suas experiências e suas oposições à BNCC e, assim, abrindo um diálogo conosco estudantes bolsistas onde pudéssemos tirarmos as nossas dúvidas sobre algo necessário para nossa formação como futuros professores de Matemática do nível básico. Inclusive, o professor supervisor Otávio, docente do Colégio Estadual Pedro Calmon (CESB), colaborou, de forma grandiosa para o seminário, trazendo as suas vivências das modificações de aprendizagens essenciais, especialmente do Ensino Médio, pois foi onde ocorreu uma grande mudança que impactou de tal forma que até foi considerado o Novo Ensino Médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.4 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com