TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA DO PROJETO: Construtivismo na Educação Infantil

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA DO PROJETO: Construtivismo na Educação Infantil

  1. JUSTIFICATIVA: As dificuldades enfrentadas na escola e dentro da sala de aula são tantas que a grande expectativa é a de encontrar uma forma de melhorar o desempenho dos alunos.

Sabe-se que o Construtivismo procura formar pessoas com maior desembaraço na elaboração do próprio conhecimento. Além disso, o Construtivismo cria condições para um contato mais intenso e prazeroso com o universo da leitura e da escrita.

Está diretamente vinculado à alfabetização, porém já existem práticas construtivistas adaptadas para alunos até o quarto ano.

A construção do conhecimento pelo construtivismo tem uma lógica individual com interação social, na escola ou fora dela, ou seja, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo, transformando e construindo o conhecimento.

O construtivismo sugere que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio.

. O termo "construtivismo" significa então que uma pessoa aprende melhor quando toma parte de forma direta na construção do conhecimento que adquire. O construtivismo enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como uma forma de chegar à aprendizagem. O construtivismo discorda das avaliações padronizadas, a rigidez nos procedimentos de ensino e a utilização de material didático fora da realidade pessoal do aluno.

  1. PROBLEMA: Em que se distingue a pedagogia construtivista, em linhas gerais?
  1. HIPÓTESE: O Construtivismo condena o oferecimento de conhecimentos prontos ao estudante, dispondo de modo inovador, técnicas tradicionais, onde o aluno participa da construção de seu próprio conhecimento.
  1. OBJETIVOS: Geral: Esse projeto visa identificar e considerar os benefícios trazidos pela prática do Construtivismo na educação infantil.

Específicos: Identificar qual a analogia entre o professor e o      construtivismo, como o Construtivismo pode ser aplicado, como empregar esse método e como será a atuação deste em sala de aula. Serão abordados vários tipos de jogos e brinquedos que podem ser empregados no processo de ensino-aprendizagem.

  1. METODOLOGIA: Esta pesquisa utilizou análise de fontes bibliográficas, especializados no assunto.

Após a seleção desses materiais demos inicio ao desenvolvimento do trabalho.

Através deste estudo, estruturaram informações valiosas para o estímulo da descoberta do conhecimento pelo aluno através de situações interessantes a fim de transmitir esse conhecimento. Está evidenciada nesta pesquisa a importância das estruturas cognitivas e desenvolvimento e aprendizagem na visão de autores que são: PIAGET e VYGOTSK.

  1. CRONOGRAMA:

Atividades

Fevereiro

Março

Abril

Orientação do projeto

X

X

Pesquisa sobre o tema

X

X

X

Montagem do projeto

X

Entrega do projeto

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com