TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinacoteca - Arte E Cultura

Trabalho Universitário: Pinacoteca - Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Parte 1

Com o intuito de seguir uma ordem cronológica artística do período colonial até a década de 30, a exposição “Arte no Brasil: Uma História na Pinacoteca de São Paulo” possui cerca de 500 obras expostas, sendo essas: pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias.

Composta por onze galerias (a tradição colonial; os artistas viajantes; a criação da Academia; o ensino acadêmico; os gêneros de pintura; realismo burguês; das coleções para o museu; um imaginário paulista; o nacional na arte) e outras quatro que abrigam exposições temporárias, a exposição possui uma sala de leitura, de interpretação e uma galeria tátil de esculturas brasileiras (voltadas a visitantes com deficiências visuais).

1. Produção artística colonial

Na sala 1, não há ‘artistas principais’, a maior parte do acervo possui autor desconhecido, há não ser pelo quadro “Vilarejo” de Frans Post. O tema da sessão é o descobrimento do Brasil, o primeiro contato com os índios e o peso da igreja nesse encontro.

A forma de retratar os nativos e a paisagem é explicitamente europeia, a visão de que umaterra ‘atrasada’, selvagem, onde o povo não conhecia as tecnologias vindas de Portugal e um local onde a igreja necessitaria transformar o culto do grupo.

A ostentação católica é marcante, surge assim o Barroco, arte da contrarreforma europeia, com cores pesadas e pouca luz.

2. A pintura dos viajantes

Composta por quadros pintados somente por estrangeiros entre 1820 a 1890, aproximadamente, a segunda sala representa a visão de tais autores sobre o Brasil. O autor com mais obras é o italiano Nicolau Facchinetti, representando inúmeras vezes as montanhas e o mar brasileiro. As características de iluminação e cores seguem as do barroco.

3. A missão francesa no Brasil e a criação da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro

A criação da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro ocorreu por conta da imigração de vários profissionais (como pintores, arquitetos, cientistas, etc) liderados por Lebreton, conhecido como “Missão Francesa”, trazendo o estilo neoclássico.

Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, muitos dos quadros retratam a mesma. Porém, há uma busca sobre a identidade brasileira na arte, dessa forma, iniciasse a pintura do nativo brasileiro, o ‘índio’, que é retratado de formafantasiosa.

Os nomes dessa sala são: Agostinho José da Motta e Pedro Américo.

4. A arte acadêmica do final do século XIX

No final do século XIX, a arte começa a representar não só os nobres que haviam entrado em decadência com a proclamação da República, mas também a burguesia, que começa a comercializar a arte. É então que a visão da identidade brasileira começa a mudar e são retratadas outras formas. O maior exemplo de artista dessa época é Almeida Júnior.

5. Os quatro gêneros

A sexta galeria reúne quadros (brasileiros) dos quatro gêneros que o ensino acadêmico propunha (de forma hierarquizada):

* Pintura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com