TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Pinacoteca Arte E Comunicação

Dissertações: Relatorio Pinacoteca Arte E Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO SOBRE VISITA À PINACOTECA DO ESTADO

Identificação do Aluno

Data da Entrega: 10 de Abril de 2014

Parte A

Academicismo Brasileiro

O academicismo Brasileiro pode ser definido como a busca pelo rigor estético, ou seja, o seguimento das regras que querem retratar não a realidade precisa, mas sim a beleza ideal a formação artística padronizada. Deu-se inicio no Brasil entre o século XIX e XX e teve influencia do neoclassicismo, também era fortemente ligado á politica no Brasil. Porem existe desde 1562 na Europa, quando começou a ser ensinada pela Academia de Desenho de Florença. Após vir para o Brasil ganhou força com a criação da Academia Imperial Belas Artes. Este movimento busca o ideal através de reproduções, e ensinamento da técnica pelos mestres, rompendo assim a Arte com o Artesã, pois o mesmo passa a ser considerado teóricos e intelectuais devido ao conceito de que uma obra de arte deve ser única e exclusiva. Ao fazer varias cópias ou reproduções torna-se algo técnico.

Parte B

Identificação do Local:

Comentários gerais sobre a Pinacoteca

Na Praça da Luz, n2. Estação da Luz.

Seu acervo é composto não só por quadros estátuas mas também acontecem “intervenções” como por exemplo um casal que dançava durante várias horas seguidas, como se fosse um ritual, um acasalamento. Há também outros artista que se apresentam no interior como uma cantora. Definitivamente estes elementos extras me chamaram atenção por não estar esperando arte viva dentro do local. Podemos definir todas essas obras como acervo assim como toda aquela exposta pelos artistas.

Parte C

Acervo da Pinacoteca do Estado

Obra: Revista das tropas destinadas a Montevidéu na Praia Grande

Comentar 1 obra do acervo:

Identificação da obra

Obra: Revista das tropas destinadas a Montevidéu, na Praia Grande, 1816. De Jean Baptiste Debret

Técnicas: Oléo sobre cartão colado sobre tela. Dimensões 41,6x62,9 cm.

Descrição da Obra

O quadro representa as tropas, montadas em cavalos brancos, bastante imponentes cavalgando mata a dentro. Identificamos bastante paisagem, como era característico. Montanhas, céu azul e bastante verde compõe o quadro, temos alguns soldados, e bastante sombra no primeiro plano. Quadro com bastante perspectiva.

Análise da Obra A presença de soldados, e imponentes cavalos brancos, remete ao Academicismo pela parte importante que Napoleão Bonaparte por exemplo teve nesse período. Vemos também bastante representação da natureza, que era comumente pintada em paisagens.

Parte D

Exposição: Tino Sehgal

Obra: This is New

Comentar 1 obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com