TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula - O Lixo

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de Aula

Dados

Disciplina: Biologia

Série: 6º ano

Duração da aula: 2 horas/aula de 40 minutos

Assunto: Crescimento urbano, impactos ambientais, impactos sociais, consequências, destinação do lixo, educação ambiental.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar o contexto ambiental e social em que o lixo se insere na atualidade.

Objetivos Específicos:

Apresentar os principais tipos de tratamentos do lixo.

Descrever as principais consequências do descarte inadequado do lixo.

Enfatizar a importância dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar).

Metodologia

Aula expositiva e dialógica. Primeiramente fazer uma introdução dos conceitos relacionados às consequências,tipos de lixo, tratamentos e alternativas para minimização dos impactos gerados pela disposição inadequada do lixo (presentes no ANEXO I) e fazer uma leitura em sala de aula deste anexo. Buscando trabalhar conceitos básicos da Educação Ambiental de forma indireta, utilizando dos 3 R’s, fazendo um contraponto com o crescimento econômico e populacional. Após esse primeiro momento da aula questionar os alunos quanto os tipos de lixo que eles acreditam que mais produzem no cotidiano.

Para a segunda aula, os alunos irão apresentar um trabalho de pesquisa em grupo sobre os tratamentos adequados e destino que o lixo deve receber. Este trabalho visa resgatar os conceitos trabalhados na aula anterior, de maneira que os alunos possam conscientizar-se quanto às principais questões da atualidade ligadas ao lixo e seu descarte adequado.

Recursos

Quadro, giz, texto de apoio, data show.

Avaliação

Participação em aula.

Resolução das atividades propostas.

Trabalho de pesquisa em grupo.

Referências

SILVA, Alex; KOMATSU, Roberta. Conceito dos 3R: um breve referencial para uma empresa sustentável. Revista Interatividade, p. 120-125, 2014.

Publicado por: Thiago Ribeiro em Geografia humana

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/reduzir-reutilizar-reciclar-495966.shtml

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reduzir_reutilizar_reciclar.htm

Anexo I

LIXO

Para a realização de um estudo acerca do lixo, que é um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, é preciso compreender o seu significado. De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso.

O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. Nesse contexto, o lixo pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso. Ele pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).

Coleta de Lixo:

Todas as cidades enfrentam diversos tipos de problemas, quanto maior a cidade mais acentuadas serão as adversidades. Diante dessa afirmativa, um dos problemas que mais se destaca é a questão do lixo, principalmente o sólido. Diariamente as cidades emitem uma enorme quantidade de lixo e grande parte desses detritos não são processados, ou seja, o excedente vai sendo armazenado em proporções alarmantes. O problema cresce gradativamente, devido o elevado número de pessoas no mundo e o grande estímulo ao consumo presente nas sociedades capitalistas.

O lixo fica mais evidente nos países subdesenvolvidos onde muitas vezes não existe um sistema de coleta de lixo, característica que demonstra a fragilidade das políticas assistenciais. O lixo não é somente um problema de caráter ambiental, mas também de saúde e qualidade de vida, desse modo a sua coleta configura como um dos principais serviços públicos.

Nas cidades que dispõe de coleta de lixo, esse é deslocado para um lugar específico denominado de lixão, onde ficam concentradas enormes quantidades de detritos que se encontram a céu aberto, porém existem também os aterros sanitários, lugares destinados a armazenar o lixo, nesse caso os resíduos são enterrados e compactados. Esses lugares possuem uma paisagem degradada e é um ponto de concentração de doenças e mau cheiro, não é recomendável o contato humano nesse ambiente por causa da insalubridade.

Os dois tipos de depósitos se estabelecem em áreas periféricas que estão sobre fortes problemas de ordem ambiental e social. Esse processo é comum em países subdesenvolvidos, onde existem bairros que possuem pouca ou nenhuma coleta de lixo, como esse não tem seu destino adequado produz inúmeros problemas no ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com