TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas De Saúde Do Trabalhador No Brasil: Oportunidades E Desafios

Pesquisas Acadêmicas: Políticas Públicas De Saúde Do Trabalhador No Brasil: Oportunidades E Desafios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador no Brasil: oportunidades e desafios

CHIAVEGATTO, Claudia Vasques1; ALGRANTI, Eduardo2

Ano: 2013 Revista: Revista Brasileira de Saúde Ocupacional

Costa, Lacaz, Jackson Filho e Vilela, apresentam suas críticas q tratam sobre questões sobre a saúde do trabalhador no Brasil, pautada em interesses econômicos. Eles argumentam sobre respostas fundamentais para o desenvolvimento efetivo de ações de saúde do trabalho.

Ter atenção à saúde do trabalhador envolve três níveis de atuação: 1. A vigilância que visa ações definidoras dos perigos e riscos inerentes ao trabalho, 2. Que se trata da assistência à saúde que trata-se da prestação de assistência médica ao trabalhador, 3. Aborda a conduta onde se preza os determinantes sociais, os individuais etc.

A previdência acaba sendo o repositório fiscal que acolhe as consequências de uma política ineficaz, por sua vez enfoca uma visão contábil do grave problema das doenças e dos acidentes de trabalho, ou seja, a previdência acaba arcando com o maior número de lesados por acidentes e doenças de trabalho para a indenizar.

A princípio argumentava-se sobre a resistência dos profissionais da atenção primaria, sobrecarregados de atividades, hoje já se foi ampliado o olhar para o reconhecimento sobreo viver e adoecer dos trabalhadores, de sua família e da comunidade, demonstrando por estudos que a um desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador.

As iniciativas tomadas que podem ser citadas, são os projetos de apoio matricial em saúde do trabalhador, técnicas a saúde do trabalhador e da família prezando o suporte assistencial a atenção básica especializada e hospitalar.

O tema saúde e trabalho tem-se privilegiado a questão da formalização do vínculo trabalhista e há uma inspeção dos locais de trabalho para se verificar se há alguma irregularidade no âmbito do trabalho. Um tema que teve grande interesse a ser pesquisado foi “o custo envolvido na crescente judicialização das questões de saúde e trabalho”. Isso provavelmente são superiores aos gastos envolvidos e a assistência à saúde.

Os autores dissertam sobre os problemas a serem enfrentados na saúde básica e apontam obstáculos assim também as ações efetivas no que corresponde ao mercado informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com