TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Básica no Brasil Atual: Desafios e Perspectivas

Por:   •  6/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 5

A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6°, assegura a educação como um direito social das pessoas. Mais à frente, em seu artigo 205, afirma que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A Educação Brasileira sempre é destaque em grandes programas, redes sociais, novelas e documentários. Neste último, pode-se citar o documentário Pro dia nascer feliz, com direção de João Jardim, filmado em três estados brasileiros, no ano de 2007. O mesmo aborda a realidade do adolescente brasileiro, sua convivência na escola e na família, o ambiente onde mora, observando a realidade da classe social de cada um.

Através desse documentário é possível observar as mazelas da educação de nosso país, também a diferença entre as escolas públicas e as escolas privadas brasileiras. É notório o desanimo dos professores frente às dificuldades, aos desafios encontrados todos os dias em sala de aula, além do grande cansaço físico e mental que muitos têm, chegando ao ponto de ter que fazer terapia.

Outro fato que merece destaque nesse documentário é a questão das reprovações e aprovações dos alunos. Para o Governo compensa muito mais as aprovações, mesmo de um aluno que não saiba de nada, pois acaba maquiando a faceta de que a educação está melhorando. Porém, é só olhar a realidade de muitas escolas que se percebe um ensino de má qualidade, em lugares com péssimas condições de instalação, faltando merenda, com tetos quase caindo, sem ventilação e sem conforto.

A Constituição Federal determina que União aplique, no mínimo, 18% para educação e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, 25%. É da esfera federal que provém a maior soma de recursos para o ensino superior, enquanto os Estados e Municípios os destinam mais para o Ensino Fundamental.

Mas, além da Constituição, há ainda a Emenda Constitucional nº 14, de setembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96), aprovada em dezembro de 1996, o Plano Nacional de Educação – PNE, aprovado em 2001, e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Além da legislação nacional, podem-se destacar também as Constituições Estaduais e as Leis Orgânicas dos Municípios.

Há também o Censo Escolar da Educação Básica que é uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sendo obrigatório aos estabelecimentos públicos e privados de educação básica, conforme determina o art. 4º do Decreto nº 6.425/2008. Trata-se do mais relevante e abrangente levantamento estatístico sobre a educação básica no País.

Através do Censo Escolar, pode-se observar o número de matrículas a cada ano, na rede pública e privada, nas diversas modalidades de ensino. Com os dados, pode-se observar um significativo aumento das matrículas na educação infantil, creche e pré-escola, que resulta do reconhecimento da importância dessas etapas para o desenvolvimento futuro da criança e dos esforços públicos para a ampliação da sua oferta.

Considerando a educação infantil como um todo, o crescimento observado em relação entre o período de 2007 a 2013 é da ordem de 16,6%. No ensino fundamental, observa-se o mesmo comportamento de ajustamento das matrículas já observado nos anos anteriores. Em relação a 2012, a queda no número de matrículas no ensino fundamental é de 2,1% – em número absoluto essa redução corresponde a 633.217 matrículas.

O número de matrículas no ensino médio manteve-se praticamente estável no período de 2007 a 2013, apresentando queda de 0,8% (64.037 matrículas) no último ano. Assim como em anos anteriores, a rede estadual continua a ser a maior responsável pela oferta de ensino médio, com 84,8% das matrículas. A rede privada atende 12,8% e a rede federal e municipal atendem juntas 2,4%. A estabilidade de matrículas no período contrasta com o crescimento de 9,4% no número de concluintes do ensino fundamental entre 2007 e 2013.

Embora a relação entre o número de concluintes do fundamental e o total de matrículas no ensino médio não seja direta, já que a melhoria do fluxo no ensino médio implicaria na redução do estoque de matrículas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com