TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PorQue os Humanos Consomem Álcool?

Por:   •  26/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Etologia – Centro de Ciências Biológicas[pic 1]

Docente:

Discente:

Turma: 2000/ 1ºAno de Psicologia

Resumo do texto: “Por que os humanos consomem álcool, temperos e terra?”

Buscando uma explicação histórica para o consumo de álcool, Dudley observa que primatas próximos aos humanos, como os chimpanzés, consomem frutos maduros, que além de ter uma quantidade maior de açúcar, também possuem álcool, gerando uma hipótese para o hábito da ingestão de álcool em seres humanos. Porém, nem todos os mamíferos que se alimentam de frutos preferem as frutas ricas nessa substância. Os frutos que estão muito maduros são evitados por primatas, sendo que são ricos em álcool, sendo assim a hipótese de Dudley pode ser descartada.

Outro tipo de alimento consumido por humanos, que quase não tem valor nutricional, por ser consumido em quantidades mínimas, são os temperos. Criou-se a hipótese de que os temperos seriam consumidos apenas por questão cultural, já que eles mudam de uma região para outra. Pesquisadores, porém, criaram uma nova explicação para o consumo dos temperos, que seria a de conservar melhor os alimentos em que eles são colocados, já que estes possuem propriedades antimicróbicas. Observou-se que em países mais quentes, onde as carnes estragariam com maior facilidade, os temperos utilizados têm maior função bactericida. Com isso chegou-se a conclusão de que os temperos foram utilizados de forma adaptativa pelo ser humano.

        Outro hábito observado foi o de consumir barro e para explicá-lo, supuseram-se algumas possibilidades. A primeira hipótese criada foi a patológica, na qual poucos indivíduos teriam esse costume. Esta é uma prática comum para algumas culturas que consomem batatas ou frutos muito alcalinos, que são mergulhados na lama, a fim de diminuir a toxicidade destes alimentos, tornando-os mais consumíveis. Outra hipótese criada foi a da desintoxicação, em que não só humanos, mas também outros primatas consomem barro logo após comerem uma vegetação tóxica. Aves como as araras também consomem barro, e criaram-se duas possibilidades: a de elas consumirem porque sua alimentação e rica em sementes alcalóides e a de garantir cascalho para a suas moelas. Descobriu-se que elas comem barro para revestir o estômago contra a ação dos alimentos alcalóides, diminuindo assim a concentração dessa substância em seu sangue. A partir de observações de fenômenos semelhantes em diferentes espécies, é possível chegar a explicações úteis para as hipóteses adaptativas e assim poder entender a importância de determinados comportamentos para a evolução das espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com