TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino: observação e projeto

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

RA

SERTÃOZINHO - SP

2016

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Introdução

O presente relato tem por objetivo realizar uma observação de ambientes educativos escolares e não escolares, utilizando como referencial de distância (aproximadamente 500 metros) a residência do observador.

Localização: O referencial tomado localiza-se a Rua Expedicionário Lellis, 1308, Centro – Sertãozinho – SP

1.        Ambientes educativos escolares encontrados:

1.1  EE Prof. Bruno Pieroni - Escola Estadual de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui 430 vagas para EM e 23 vagas para EJA. A escola não possui organização por ciclos. Quanto a infraestrutura (dependências) a escola possui: sala de diretoria, sala de professores, sala de leitura (não possui biblioteca), sala de vídeo com DVD e TV, laboratório de informática (12 computadores para uso dos alunos e administração) com internet e banda larga,  15 salas de aula, cozinha, banheiros com acessibilidade para deficientes, quadra para esportes coberta. A escola possui 42 funcionários..

1.2 EMEF Prof. Roberto Zanuto Desidério - Escola Municipal de Ensino Fundamental possui 450 vagas para os anos finais (6º ao 9º anos) do ensino fundamental de 09 anos. A escola possui organização por ciclos Quanto a infraestrutura (dependências) a escola possui: sala de diretoria, sala de professores, biblioteca, sala de vídeo com DVD e TV, copiadora e  impressora,  laboratório de informática (25 computadores para os alunos e 5 para administração) com internet e banda larga, laboratório de ciências, 09 salas de aula com ar condicionado, cozinha, banheiros com acessibilidade para deficientes, não possui quadra para prática de esportes, sendo utilizado para tal finalidade um espaço alugado a 100 metros da escola. Realiza projetos onde oferece aulas extras de violão, astronomia, dança, ética, OBMEP e vivência digital. A escola possui 45 funcionários.

2. Ambientes educativos não escolares encontrados

2.1  CEMM – Centro Municipal de Memória - Em funcionamento no prédio que abrigou o Fórum e a Cadeia Pública municipais, tombado pelo Condephat em 1994. Passou por restauro a fim de abrigar o Núcleo de Desenvolvimento Cultural Maestro Oscar Meneghini, também conhecido como “Casa da Cultura” e o Centro Municipal de Memória. O Núcleo abriga o ateliê municipal de artes plásticas, a escola de música, a oficina municipal de criação literária, o videoclube municipal, oferecendo atividades extras nessas áreas para a população em geral e oferece um espaço aberto para exposições artísticas. O CEMM é dividido em dois setores: 1- O Centro de Documentação Histórica que funciona juntamente com a Biblioteca Municipal Dr. Antonio Furlan Jr., e possui jornais, documentos, fotos, depoimentos de antigos moradores, etc. e 2- O Museu de Sertãozinho, que funciona junto ao núcleo de desenvolvimento cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com