TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de fermentação

Por:   •  28/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A fermentação é um processo de transformação de uma substancia em outra, produzida apartir de outros microrganismos, tais como fungos, bactérias.

Fungos são organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, aclorofilados, heterótrofos, popularmente conhecidos como bolores, mofos, leveduras, cogumelos-de-chapéu, orelhas-de-pau. Incorporam seus nutrientes por absorção, às células do corpo dos fungos eliminam enzimas que digerem a matéria orgânica presente no meio, possibilitando sua absorção. Os fungos unicelulares são chamados de leveduras, apresentam forma oval e são maiores que as bactérias. Os fungos multicelulares são constituídos por uma rede de filamentos ramificados chamados hifas. Estas contêm citoplasma e núcleos e podem apresentar diferentes formas. As hifas iniciam-se como formações tubulares que, a partir de esporos, se ramificam continuamente formando uma rede mais ou menos densa de filamentos, o micélio.

Objetivo

Observar o desenvolvimento do fungo lêvedo e sua ação sobre o amido.

Material

Fermento biológico

Açúcar

Água

Placa de Petri

Estufa

Amido

Procedimento experimental

Mistura A: Nessa experiência foi misturado 2 colheres de sopa de amido + ½ colher de sopa de açúcar + 20 mL de água + 1 colher de sobremesa de fermento;

Mistura B: Já nessa mistura foi feito adicionado 2 colheres de sopa de amido + ½ colher de sopa de açúcar + 20 mL de água, em seguida adicionou-se água, esperamos por 5 minutos, logo depois colocou-se na estufa a temperatura de 50 ºC por 15 minutos;

Questões

As duas misturas foram colocadas na estufa à temperatura de 50 ºC por quinze minutos. Após serem retiradas da estufa foi possível observar que a mistura que continha fermento biológica ficou toda embolada, e o amido sem fermento continuou com a mesma consistência. Figura 01 e 02.

Na placa de petri com a mistura A observa-se uma série de bolhas de gases, produzidos pela ação da levedura sobre o açúcar, que fizeram a massa inchar. Na placa B não foram observadas alterações, devido à ausência de leveduras.

Referências

TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F.; GOMPERTZ, O. F. Microbiologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2004.

lave com água destilada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com