TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais objetivos da Ergonomia

Tese: Quais são os principais objetivos da Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 5

1 Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

A ergonomia estuda os diversos fatores que influenciam no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências sobre o trabalhador. Ela procura reduzir a fadiga , estresse, erros e acidentes proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo. A eficiência virá como conseqüência. Em geral, não se aceita colocar a eficiência como objetivo principal da ergonomia, porque ela, isoladamente, poderia justificar medidas que levem ao aumento dos riscos, além do sacrifício e sofrimento dos trabalhadores. Isso seria inaceitável,porque a ergonomia visa, em primeiro lugar, a saúde, segurança e satisfação do trabalhador.

Saúde - a saúde do trabalhador é mantida quando as exigências do trabalho e do ambiente não ultrapassam as suas limitações energéticas e cognitivas, de modo a evitar estresses e acidentes ocupacionais.

Segurança - segurança é conseguida com os projetos do posto de trabalho, ambiente e organização do trabalho, que estejam dentro das capacidades e limitações do trabalhador, de modo a reduzir os erros, acidentes, estresse e fadiga.

Satisfaça-satisfação é o resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador. Contudo, há muitas diferenças individuais e culturais. Uma mesma situação pode ser considerada satisfatória para uns e insatisfatória para outros, dependendo das necessidades e expectativas de cada um. Os trabalhadores satisfeitos tendem a adotar comportamentos mais seguros e são mais produtivos que aqueles insatisfeitos.

Eficiência- eficiência é a conseqüência de um bom planejamento e organização do trabalho, que proporcione saúde, segurança e satisfação ao trabalhador. Ela deve ser colocada dentro de certos limites, pois o aumento indiscriminado

da eficiência pode implicar em prejuízos à saúde e segurança. Na produção industrial, há casos em que se conseguem aumentar a eficiência sem comprometer a segurança, mas isso exige investimentos em tecnologia, organização do trabalho e treinamento dos trabalhadores, para eliminar os fatores de risco.

2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Se o nascimento " oficial " da ergonomia pode ser definido com precisão, a mesma foi precedida de um longo período de gestação, que remonta à pré-história. Começou provavelmente com o primeiro homem pré-histórico que escolheu uma pedra de formato que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão, para usá-la como arma As ferramentas proporcionavam poder e facilitavam as tarefas como caçar,cortar e esmagar. Assim, a preocupação em adaptar o ambiente natural e construir objetos artificiais para atender às suasconveniências, sempre esteve presente nos seres humanos desde os tempos remotos.

Na era da produção artesanal, não-mecanizada, a preocupação em adaptar as tarefas às necessidades humanas também esteve sempre presente. Entretanto, a revolução industrial, ocorrida a partir do século XVIII, tornou mais dramático esse problema..

As primeiras fábricas surgidas não tinham nenhuma semelhança com uma fábrica moderna. Eram sujas, escuras, barulhentas e perigosas. As jornadas de trabalho chegavam a até 16 horas diárias, sem férias, em regime de semi-escravidão,imposto por empresários autoritários, que aplicavam castigos corporais. Os estudos mais sistemáticos sobre o trabalho começaram a ser realizados a partir do final do século XIX.

Nessa época surge, nos Estados Unidos, o movimento da administração científica, que ficou conhecido como taylorismo.

3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A primeira associação científica de ergonomia foi a Ergonomics Research Society, fundada na Inglaterra, no início da década de 1950. Nos Estados Unidos foi criada, em 1957, a Hurnan Factors Society.

A terceira associação surgiu na Alemanha,em 1958. A partir disso, durante as décadas de 1950 e 60, a ergonomia difundiu-se rapidamente em diversos países, principalmente no mundo industrializado. No

Brasil, a Associação Brasileira de Ergonomia Abergo, foi fundada em 1983. Antes disso, tinha-se realizado, no Rio de Janeiro, o I Seminário Brasileiro de Ergonomia, em 1974 (Moraes e Soares, 1989), quando diversos pesquisadores brasileiros apresentaram os seus trabalhos. Em 1961 fundou-se a Associação Internacional de Ergonomia, que agrega, hoje,as associações de ergonomia dos diversos países. A primeira publicação periódica sobre ergonomia foi a Ergonomics, editada na Inglaterra, desde 1957. A partir de 1958 publicou-se a Hurnan Factors, nos EUA.

Daí, seguiram-se muitas outras publicações em diversos países. Atualmente existem mais de 20 periódicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com