TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais objetivos da ergonomia

Tese: Principais objetivos da ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

1-Quais são os principais objetivos da ergonomia?

Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos adequados às características de cada pessoa

Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, prevenindo acidentes e doenças profissionais mantendo-o saudável e a disposição da empresa. Tendo como objetivo principal otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

2-Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia até a II Guerra Mundial?

A ergonomia teve suas origens na segunda guerra mundial em 1949 quando falharam as formas tradicionais de conflito entre homens. Muitos soldados morreram devido estarem em combate com equipamentos mal projetados e dimensionados. Com base nesses casos desenvolveu-se a ergonomia modernizando armas e equipamentos de acordo com o perfil e a necessidade de cada caso, para que os soldados tivessem meios de combater que fossem eficaz e eficiente.

3-Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

No inicio o estudo se baseava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. E o operador era selecionado de acordo com os requisitos da máquina.

Com o decorrer dos anos e por análise de problemas e de erros humanos o estudo passou a concentrar-se no homem, procurando uma modificação nas máquinas levando em consideração os limites do trabalhador. Adaptando assim a máquina ao ser humano nascendo assim um moderno conceito de ergonomia. Oferecendo ao trabalhador ajustes que tornam o trabalho confortável e produtivo.

4 No que consiste a abordagem macro ergonômica?

Consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com