TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais produtos de Açaí

Artigo: Principais produtos de Açaí. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 4

Açaí

A árvore que produz o açaí chama-se açaizeiro. É uma espécie de palmeira tipicamente tropical encontrada no Amazonas, Pára, Maranhão, Acre e Amapá. A principal produção do Açaí ainda é na região Amazônica e no Pará, Hoje, o estado que lidera a produção é o Pará, com 90% do mercado.

É conhecido como o “ouro negro” da Amazônia, e sua maior riqueza está nos nutrientes e nas proteínas, que fazem dessa frutinha um alimento funcional.

• Ao todo foram catalogados pela Embrapa 6 variedades de açaí:

Açaí-roxo ou preto

O açaí-roxo ou preto é semelhante à jabuticaba. É natural do Norte do Brasil, principalmente do Belém do Pará

Açaí Branco

Também conhecido como açaí tinga, esta variedade faz bastante sucesso em Belém. Fruto difícil de achar e um pouco mais caro que o roxo, porém muito apreciado por paraenses. Apesar de ser conhecido como açaí branco, sua cor e polpa são verdes que logo lembra o abacate.

Açaí Açu

Com sabor mais forte que o açaí roxo está variedade é originário da Amazônia peruana. No entanto, pouco conhecido é o açaí do Amazonas, ou açaí solitário, plantado na região do Baixo Tocantins, A polpa desse tipo de fruto é 70% superior ao açaí comum, mas, o cuidado é redobrado para colheita e refrigeração.

Açaí Espada

Difere dos demais tipos pelo formato do cacho, apresentando varias ramificações sendo: primarias, secundarias e terciárias.

Açaí Sangue de Boi

O fruto maduro tem sua coloração avermelhada semelhante ao sangue de boi. Fruto com pouca aceitação devido sua consistência ser pouco pastosa e sabor diferente do açaí roxo.

Açaí Chumbinho

Maduro apresenta frutos com menos de 1g, variando de roxo ou branco.

• Uma das vantagens comerciais do açaizeiro é que se aproveita tudo na planta: o fruto, para o preparo de alimentos deliciosos; a semente, para extração do óleo para fabricação de cosméticos, e confecções de artesanatos; o palmito, para culinária e como remédio natural para controle de hemorragias; folhas e estirne para construção de telhados e confecção de produtos trançados como bolsas, redes e sacolas; e a raiz, amplamente utilizada na medicina natural, por exemplo, como vermífugo.

Vantagens competitiva:

Nosso Açaí é, atualmente, exportado para diversos países e muitas pessoas ainda o consideram uma iguaria(comida fina, especial e muito apreciada), consumindo no Brasil e no mundo a fora. O Açaí pode ser consumido de diversas formas, desde o famoso “Açaí na Tigela” até mesmo em formas de geléia, sucos, mix de frutas, sorvetes, doces ou pirão (mais no Nordeste).

• O açaí é um dos frutos mais saudáveis do mundo. Muitas publicações científicas atestam seus inúmeros benefícios, por ter as seguintes propriedades:

. ANTIOXIDANTES

. ENERGIA

. FONTE NUTRITIVA

. CARDIOVASCULAR

Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: Vitaminas C, B1 e B2

É verdade que o açaí é uma das frutas mais calóricas que existem?

Não é, não. Só para comparar, 100 gramas da fruta têm em média 65 calorias. Mas de onde vem a má fama do açaí? "O que torna o açaí consumido nas lanchonetes bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa, como açúcar e xarope de guaraná", explica o químico Hervé Rogez, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e autor do livro Sabor Açaí.

Vale a pena comer açaí de vez em quando, porque ele é supernutritivo. "Primeiro, o açaí tem ação antioxidante - ele é tão bom quanto o vinho par retardar o envelhecimento. Segundo, sua gordura é saudável, semelhante à do azeite de oliva, e faz bem ao sistema cardiovascular", afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, de São Paulo. Sem contar que a fruta é rica em fibras, manganês, cobre, cálcio, magnésio, proteínas e potássio.

Origem Popular

De acordo com o folclore brasileiro, existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda a tribo. Então, o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que, a partir daquele dia, todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional daquela tribo da floresta.

Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz uma menina que também teve de ser sacrificada. Iaçá ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades. Ficou vários dias enclausurada em sua oca e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo, sem o sacrifício das crianças.

Certa noite de lua, Iaçá ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande palmeira. Lançou-se em direção à filha, abraçando-a. Porém, misteriosamente, sua filha desapareceu.

Iaçá, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte, seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira. Porém, no rosto, trazia, ainda, um sorriso de felicidade. Seus olhos estavam em direção ao alto da palmeira, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.

Itaki, então, mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de Açaí ("Iaçá" invertido), em homenagem a sua filha . Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »