TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais produtos presentes no mercado brasileiro

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1Radicais livres e Antioxidantes.................................................................................4


3. O QUE É NUTRICOSMÉTICOS?.............................................................................5

3.1 Nutricosméticos e a radiação solar.......................................................................5,6

3.2 Uso com cautela dos nutricosméticos......................................................................6

3.3 Principais produtos presentes no mercado brasileiro..............................................7

4. CONCLUSÃO............................................................................................................8

5. REFERÊNCIA............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões de vida, as pessoas vem demonstrando com mais freqüência, sintomas de cansaço, depressão e irritação. Com um ritmo de vida acelerado, uma rotina de alimentação saudável, ingestão de líquidos em abundancia e boas noites de sono tornam-se hábitos cada vez mais distantes. Esta rotina desajustada tem como resultado sinais visíveis e perceptíveis no corpo como: a queda de cabelos mais que o habitual, unhas quebradiças e pele sem viço.

Com o objetivo de equilibrar esta mudança de hábitos, surge no mercado mundial um novo segmento de produtos conhecidos como nutricosméticos, suplementos alimentares antiidades apresentados em cápsulas e comprimidos para serem administrados via oral. São produtos que em sua formulação incluem elementos essenciais para o bom funcionamento das células e substancia que preparam a pele a exposição solar. Este novo segmento promete manter a beleza através do estabelecimento de um equilíbrio interno, de dentro para fora.

Nutricosméticos também agem no equilíbrio do déficit nutricional do indivíduo, como a falta de proteínas, vitaminas ou minerais, e ainda combatem o excesso de radicais livres no organismo. Mas é muito importante salientar que o uso destes suplementos requer cuidados, pois não podem ser encarados como substitutos de nutrientes e devem ser consumidos com a indicação de um profissional com formação na área médica ou nutricional. O nutricosméticos é a grande inovação do mundo da beleza. Embora sejam produtos de ultima geração e de alta confiabilidade, os mesmos não representam, por si só, uma dieta sustentável.

2.  DESENVOLVIMENTO

Nos tempos atuais as pessoas levam a vida de forma cada vez mais complexa, esta rotina gera mudanças de hábitos diários, tendo como resultado uma alteração na saúde e aparência estética. Os sinais se dão através da queda de cabelo, unhas quebradiças e pele sem viço. Alterações essas, geradas pelo envelhecimento precoce o qual ocorre muitas vezes por causa da oxidação provocada pelos radicais livres, moléculas instáveis e reativas. Com o objetivo de equilibrar esta mudança de hábitos, surge no mercado mundial um novo segmento de produtos conhecido como nutricosméticos, suplementos alimentares antiidade, apresentados em cápsulas e comprimidos para serem administrados por via oral. Agem no equilíbrio do individuo e combatem o excesso de radiais livres. Diante deste contexto este trabalho tem como objetivo descrever, conceituar os nutricosméticos e diferenciá-los de produtos cosmecêuticos.

2.1.  RADICAIS LIVRES E OS ANTIOXIDANTES

Os radicais livres são moléculas formadas endogenamente, porem quando produzidas em altas quantidades, podem provocar uma série de danos, dentre estes o envelhecimento precoce. Uma das grandes causas do envelhecimento ocorre pela oxidação provocada por radicais livres, que são moléculas instáveis e reativas. Quanto mais uma pessoa ficar exposta aos fatores externos, maior será a quantidade de radicais que se acumulam no organismo.

Todo ser humano possui sistemas de defesa, na pele isso não é diferente, pessoas que possuem a pele saudável tem um sistema de defesa contra o estresse oxidante. Entretanto a superexposição a radiação ultravioleta pode ultrapassar a capacidade desse sistema de defesa, levando a seqüelas na pele, como queimaduras solares, reações fotossensibilizantes ou destruição imunológica, além de fotoenvelhecimento, tumores malignos e outras conseqüências de longo prazo. A aplicação tópica de antioxidantes exógenos pode evitar ou minimizar esse tipo de dano.

Os antioxidantes são átomos ou moléculas que possuem a capacidade de inibir ou reduzir reações indesejáveis provocadas pelo oxigênio, tanto na área molecular quanto na forma de espécies químicas relacionadas a outras moléculas. Os antioxidantes tópicos devem ser absorvidos pela pele e liberados para o tecido alvo na forma ativa. Mas, muitos produtos se oxidam e se tornam inativos antes mesmo de alcançarem o alvo.

O envelhecimento é um processo de enfraquecimento das funções vitais do organismo e o envelhecimento cutâneo é apenas a parte visível deste procedimento. Observando que a principal causa deste processo pode ter origem na formação de radicais livres, destaca-se a importância dos suplementos alimentares administrados por via oral com ação antioxidante. Estas substancias são capazes de combater direta ou indiretamente os radicais livres, fortalecendo as defesas naturais e protegendo o organismo dos danos causados pela reatividade radicular, como exemplo: B-caroteno; vitaminas A,B,C,E, H; selênio, Zinco e outros.

3. O QUE É NUTRICOSMÉTICOS?

O conceito de nutrir a pele através da via oral, ou seja, de dentro para fora, surgiu da hipotese de que esta não pode ser nutrida esternamente com cremes hidrantes e soluçoes tópicas. A partir deste conceito cientistas da industria cosmética, aliados a industria alimentícia, analisam inúmeras combinaçoes de ativos que são capazes de combater os radicais livres, já que são eles os responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento cutâneo.

Baseando-se neste principio entra no mercado um novo segmento de produtos para ingestão por via oral, pílulas chamadas de nutricosméticos que prometem melhorar a pele de dentro para fora; desta forma visam prevenir o envelhecimento, a queda capilar, o fortalecimento das unhas e a melhora da celulite. É uma nova classe de produtos da categoria saúde e beleza e incorpora ingredientes por via oral, na forma de suplementos nutricionais, por meio de cápsulas, flaconetes, comprimidos ou saches que oferecem benefícios antioxidantes, assim chamados recuperadores celulares. Diferentes dos cosméticos, que incorporam ativos com ação corretiva por aplicação tópica, os nutricosméticos agem através da nutrição do corpo e da pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com