TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protozoários

Por:   •  8/4/2015  •  Dissertação  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

Analisar e explicar as principais características dos protozoários;

Reconhecer os grupos de protozoários que são parasitas, bem como suas características.

Reconhecer a importância ecológica dos protozoários nos mais variados processos.

- Protozoários.

A maioria dos protozoários (se encontra no Reino Protista – Sub Reino – Protozoários) tem seu corpo composto por uma única célula (unicelulares) e heterotróficos (não possuí a capacidade produzir seu próprio alimento, alimentando- se de outros heterótrofos ou autótrofos).

São muitos pequenos, só podendo ser vistos nos microscópios. São eucariontes, isto é, tem vários tipos de organelas e membrana nuclear individualizada.

Podem ser saprófagos (se alimentam de restos orgânicos), autótrofos (que produz seu próprio alimento), heterótrofos ou ainda ambos (mixotróficos).

São livre-natantes pois utilizam os cílios (curtos e numerosos), pseudópodos ou flagelos ou ainda sésseis (não se deslocam voluntariamente do seu local de fixação) para locomoção.

São organismos parasitas (dependem de outros organismos associados para sua sobrevivência), vida livres, comensais (dependem de outros organismos diferentes para sua sobrevivência mas não prejudicam esses organismos) e mutualistas (não podem viver separadas de outras espécies).

Os protozoários vivem na sua maioria sozinha (solitários e isolados) ou em colônias (agrupados).

Vivem em águas doces e esses (protozoários de água doce) possuem um vacúolo contrátil osmorreguladora (deixa meio externo com concentração idêntica ao meio interno, controle do volume celular), solos úmidos e ocorrem em todos os ambientes marinhos.

Possuem um citoesqueleto (formado por proteínas bastantes estáveis filamentosas) que são responsáveis pelas junções celulares e pelo formato das células, auxiliando principalmente na locomoção e na manutenção do formato da célula.

A reprodução pode ser assexuada, que se divide em duas células iguais por fissão binária ou múltipla onde o núcleo se dividiu várias vezes antes de a célula se dividir por fissão esquizogônica. Pode ser também por Brotamento ou gemulação.

A reprodução sexuada por conjunção ocorre quando dois indivíduos se unem para trocar materiais genéticos e a união de isogametas (fecundação ou singamia) que seria a união de magrogameta e microgameta formando o ovo ou zigoto o qual se dividi para se fornecer um certo número de esporozoítos.

Reconhecer os grupos de protozoários que são parasitas, bem como as suas características;

Podemos citar vários protozoários que são parasitas, aqui iremos citar alguns e os mais importantes.

São eles:

- Protozoários Flagelados - Filo Flagellata –

São divididos em Zooflagelados e Fitoflagelados

Os Fitoflagelados se dividem em 3 grupos que são: Euglenófitos (as mais comuns são as dos gêneros Peranema e Euglena), Clorófitas (algas verdes, gênero Chlamydomonas vivem solitárias e gênero Volvox vivem em colônias) e Dinoflagelados (por exemplo gêneros Gymnodinium e Gonyaulax).

São os protozoários que se locomovem e capturam os alimentos apresentando-se com um ou dois flagelos;

Sua reprodução é sexuada ou divisão binária por conjunção ou quando a reprodução é assexuada é por esquezogonia e bipartição;

São de vidas sésseis ou vida-livre. A sua maioria é de vida livre, mas alguns são parasitas , comensais ou mutualistas em outros animais.

Apresentam um cinetoplastos em todos os gêneros parasitas.

Podemos citar como exemplo de Protozoários Flagelados parasitas ao homem o Leishmania brasiliensis – causador da "Úlcera de Bauru" e o Trypanosoma cruzi – causador do "Mal de Chagas";

Ecologicamente seria necessário o não desmatamento das áreas onde se encontra o hospedeiro (barbeiro) e construção de casa de tijolos e não casa de pau-a-pique.

Podemos citar ainda a “maré vermelha” que são surtos fitoplanctônicas decorrentes da multiplicação rápida e em grandes número de alguns dinoflagelados marinhos.

Protozoários Amebóides – (Amebas) – Filo Sarcodina.

São divididos em Amebas, Foraminíferos, Sarcodíneos, Radiolários e Heliozoários.

As características principais são:

A locomoção por meio de pseudópodos, apresentam simetria radical ou são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com