TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Finalidade Da Etapa De Coloração Em Analise Citopatológica?

Por:   •  10/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.816 Palavras (12 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 12

Marieli correia ra n3291h0

Exercícios de fixação citopatologia ( Papanicolau)

               

  1. Qual a finalidade da etapa de coloração em analise citapato9ogica?

R: a coloração e necessária para que seja possível a observação em micrsocopio das estruturas normais e alterações do material citológico.

  1. Defina
  1. Corantes ácidos: corantes ácidos possuem afinidade por estrututas básicas, possuem em su estruturas rupos ácidos. As estrututras coradas são chamadas de estrututras acidófilas ( citoplasma) ex: eosina, cora de rosa ao vermelho.
  2. Corantes básicos: são corantes que possuem afinidade por estruturas acidas, estrututas basófilas. Coram núcleo e proteínas nucleares. Ex: hematoxiina, cora de cor azu.
  3. Corantes neutros: eles possuem nos seus componentes acido e básico que se dissociam em contato com os tecidos e seus componentes se associam as estruturas basófilas e acidófilas.
  4. Estruturas acidófilas: são estruturas que possuem afinidade por corantes ácidos.
  5. Estruturas basófilas: são estruturas que possuem afinidade por corantes básicos.
  6. Metacromasia: estruturas possuem coloração com cores cianofilia e basofiia ao mesmo tempo.

  1. Quais são as formas de obtenção de material para estudos citológicos?

R: para analise citológica a amostra pode ser proveniente de líquidos orgânico ( urina, liquido sinovial), punções aspirativas por agulhas finas ( pulmão, mama, tireoide, linfonodos ), secreções ( escarros, abscesso), lavados cavitarios ( brônquios) e raspados ( cervicovaginais, ocular) .

  1. Qual a finaidade da realização da tcnica de punção aspirativa por agulha fina? Quais são as vatagens de sua empregabilidade?

R: a PAAF consiste na retirada de células diretamente do tecido ou órgão a ser analisad, material que sera analisado e auxiliara no diagnostico de tumores em geral. A analise sera citológica. Tem como vantagem ser um método menos invasico, fácil execução, com raras complicaoes e eficácia comprovada. A analise do matéria coletado por PAAF permite distringuir um tumor neoplásico de um não neoplásico. Em união com a ultrassonografia torna o método ainda mais eficaz pois possibilita a proecaos em tempo real da aguçha e do nódulo.

  1. Quais a finalidade da etapa de fixação do material citológico?

R: após a obtenção da amostra o procedimento de fixação e uma etapa muito importante e essencial. O fixador utilizado reage com diferentes componentes celulares promovendo a estabilidade molecular de proteínas, ácidos nucleicos, entre outras, prevenindo a autólise e degradação de estruturas celulares além de evitar o dessecamento que deforma a célula e altera sua afinidade por corantes. Possui 3 categorias: fixação úmida ( álcool 96%, desidrata a célula preservando as estruturas celulares) , fixação úmida com secagem no ar ( esfregaços imersos por 30min. ) e fixação por nebulização ( spray de álcool o8u polietilenogicol)

  1. Quais as finalidades do exame citopatologico cervico vaginal?

R: tem a finalidade de examinar células coletadas do colo do útero e detectar precocemente anormalidades  nas células que podem ser associadas a algum tipo de tumor.

  1. Identifique todas as estruturas e reioes demostradas na imagem abaixo de acordo com o estudo em sala de aula.

[pic 1]

  1. Útero
  2. Canal endocervical
  3. JEC
  4. Regiao ectocervice

  1. O que e ectocervice e endocervice? Quais os tipode de epitélio esta presente em cadas uma desssas reigioes e qual a sua importância?

R: anatomicamente o colo do útero se divide em duas partes: endocervice e ectocervice. A reiao da endocervice correponde ao canal cervical e esta revertido por um epitélio colunar simpes com núcleo voltado para parte basal e que produz muco. Esse epitélio sofre constante infuencia  de hormônios ovarianos, tendo maior produção de uco na fase foliculas ele e produzido em grande quatidade e menos viscoso, e na depois da ovulacao ele sofre infuencia da progesterona e se torna mais denso e mais viscoso.

A região da ectocervice e a parte externa do colo do útero que se projeta para dentro da vagina, possui um epiteio escamoso estratificado não queratinizado sensível a hormônio, com varias camadas dessa células.

  1. Quais as células estão presentes na ectocervice? Descreva suas principais características e esquematize-as.

R: ectocervice: possui um epitélio escamoso estratificado não queratinizado. Ele possui varias camadas de células de coloração rosa pálida. Ele se divide em 4 camadas. A camada de células basais ( uma única camada) com células arredondadas e grande núcleo, com pouco citoplasma, de cor escura e sofre mitose. A segunda camada, de células parabasais, possui núcleo grande quando comparadas as intermediarias, elas não apresentam dobras. A maturação das células parabasais formam as células intermediarias com citoplasma abundante e pequenos núcleos, possuem grânulos de glicogênio e seu formato e oval. Sua maturação formam as células superficiais, que são ceuls desenvolvidas e núcleo picnotico ( núcleo condensado) e pouca atividade , elas descamam e morrem, são células mais alongadas.

  1. Quais células estão presentes na endocervice? Descreva suas principais características e esquematize-as.

R: o canal endocervical e composto por células colunares simples produtoras de muco com uma única camada, com núcleo de coloração escura voltado para a membrana basal. No seu imite inferior se funde com o epitélio escamoso através da JEC , no seu imite superior se funde com o epitélio endométrio. Dependendo da idade, estado reprodutivo e menopausa pode recobrir uma parte da região ectocervix.

  1. Identifique as células
  1. Células intermediarias . células com núcleo central, possuem dobras e estão coradas em azul, possuem tb células superficiais que estão coras em rosa.
  2. Células parabasais, células ovais
  3. Leucócitos e células  parabasais com formato esférico e citoplasma basofilo
  1. Celulas colunares
  2. Células cilíndricas em favo de mel imersa em muco
  3. Êxodo, células endometrial com leucócito

  1. O  que significa JEC? E qual a sua importância em estudos neoplásicos? Justifique.

R: JEC: juncao escamocolunar, apresenta-se como uma linha bem definida entre o epitélio escamoso e o colunar. A localização da JEC varia conforme a idade, variação hormonal e outras alterações. As células da JEC são células metaplasicas e sua coleta e importante pois são essas células que mais incidem os canceres de colo de útero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com