TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas da análise ergonômica do trabalho

Trabalho acadêmico: Etapas da análise ergonômica do trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.905 Palavras (20 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

As instituições bancárias mudaram consideravelmente nos últimos anos, mas somente a partir da década de 60, os bancos brasileiros passaram por diversas transformações uma dessas está vinculada fragmentação das tarefas. Com isso aumentaram as deficiências nestes sistemas informatizados, principalmente devidas ao desconhecimento dos usuários sobre sistemas de computadores, pois a população compreende diversas idades, níveis de experiência, de conhecimento e uma ampla variedade de características físicas. Na interação do homem-computador a incompatibilidade ou apresentação de erros durante a operação dos sistemas informatizados e que trazem dificuldades para seus usuários, são devidas ao desconhecimento, por parte do projetista, da tarefa, do modo operatório e da estratégia de solução de problemas do componente humano do sistema, aumentando significativamente o número de indivíduos com lesões resultantes da intensificação do processo de trabalho e da inadequação de seu meio.

OBJETIVO

A Análise Ergonômica tem como objetivo rastrear, observar, avaliar e analisar as relações existentes entre demandas de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, com as interfaces, com os sistemas e com a organização do trabalho.

A análise ergonômica do trabalho compreende três fases: análise ergonômica da demanda, análise ergonômica da tarefa que envolve: análise dos ambientes físicos; análise das condições posturais e antropométricas dos trabalhadores; análise dos aspectos psicológicos dos trabalhadores; análise organizacional; condições ambientais e por último, mas não menos importante, a análise ergonômica das atividades.

ANÁLISE DA DEMANDA

Figura 1 – Banco do Brasil

Um escriturário possui diferentes atribuições de acordo com a instituição na qual trabalha. No caso do Banco do Brasil, este profissional atende ao público, entra em contato com clientes, presta informações a eles e a usuários, e redige correspondências em geral. Os encargos de atendimento ao cliente envolvem procedimentos de abertura de contas, recebimento de ordens de pagamento vindas do exterior, auxílio no uso dos terminais de auto-atendimento, entrega de cartões, esclarecimentos sobre produtos e serviços financeiros, dentre outros. Tais atribuições desenvolvem a comunicação, o esforço e a atenção.

Em geral o campo de atuação do trabalhador é dentro de um processo de globalização, em uma difusão acelerada das novas tecnologias, aliadas a presença da produtividade. O Escriturário dentro da organização em que trabalha seja ela pública ou privada, sofre toda a influência das incessantes mudanças decorrentes da economia globalizada, onde as atividades e os negócios não conhecem fronteiras.

A teoria da informação, acompanhada do desenvolvimento tecnológico valoriza o conhecimento, trocando o capital financeiro pelo intelectual. Em praticamente todas as funções que exerce, o trabalhador é alvo de cobrança: do conhecimento, qualidade, criatividade, excelência, habilidades múltiplas. O fato de ser o propulsor da atividade econômica e do sucesso globalizado, vem afetando a sua saúde e qualidade de vida, necessitando de uma administração com estratégias voltadas para o ser humano integral, suas necessidades físicas e subjetivas, para suportar a pressão de todo o processo de informação e tecnologia.

No que se trata este trabalho, os escriturários, são afetados da mesma forma, com os benefícios e males do trabalhador da era da informatização. A tecnologia incide na reestruturação dos bancos, pois com a informática e seus benefícios, pode-se dar um novo tipo de atendimento ao cliente, ou seja, via telefone, fax, home-banking ou office-banking.

As mudanças facilitadas pela informática permitiram um controle mais objetivo da mão de obra, excluindo as chefias intermediárias. Normas de controle mais objetivas foram somadas com uma política de recursos humanos mais agressivos, no sentido de motivar o funcionário a assumir os objetivos da empresa. Porém, em tal setor podemos identificar fatores de riscos acarretados pelo crescimento produtivo globalizado como: lesões por esforços repetitivos. A maior parte das atividades é realizada na posição sentada essa manutenção de postura sentada, sem alternância, em cadeiras promove a compressão da região poplítea gerando agravos à saúde do trabalhador, como problemas circulatórios. Alguns outros fatores de risco, também podem está ligados à organização do trabalho, ao ambiente de trabalho, psicossociais e externos (atividades que exigem movimentos repetitivos, atividades estressantes fora do trabalho, falta de lazer, etc.).

Com o surgimento da máquina substituindo o homem, originou-se uma população excedente e, como conseqüência, um acúmulo de trabalho para os que se mantiveram no emprego. Esses indivíduos, os quais seguem normas para se manter no grupo, possuem problemas emocionais e angústias que refletem a não resolução dessa forma de estruturação capitalista da sociedade. Quando há uma relação desarmoniosa entre a organização racional do trabalho e a estrutura da personalidade pode ocorrer insatisfação, ou seja, sofrimento mental. O processo de tensão permanente torna o profissional suscetível a uma série de doenças. Essa situação, decorrente da tensão que se torna cada vez maior com a intensificação do trabalho, é bastante comum, e a gravidade dos problemas tem aumentado.

Alguns pesquisadores acreditam que quando há uma carga psíquica aumentada no ambiente de trabalho à mesma poderá causar transtornos físicos os quais são entendidos como psicossomáticos.

ANÁLISE DA TAREFA

Serviço prestado: Escriturário

No edital do concurso do BB está descrito as funções do escriturário da seguinte maneira: faz a comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com