TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quantas Fases De Estudo são Necessárias Para Que O fármaco Seja Comercializado? Comente Sobre Elas.

Casos: Quantas Fases De Estudo são Necessárias Para Que O fármaco Seja Comercializado? Comente Sobre Elas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONÁRIO DE FARMACOLOGIA

PERÍODO ESPECIAL

1) O que é farmacologia?

R: Pode ser definida como o estudo dos efeitos dos fármacos no funcionamento de sistemas vivos. Como ciência nasceu meado do século XIX _ baseada nos princípios da experimentação e não em crenças.

2) O que é farmacocinética e farmacodinâmica?

R: Farmacocinética - Movimento do fármaco pelos diferentes sítios orgânicos.

Farmacodinâmica - Ações e efeitos dos fármacos.

3) Defina absorção, distribuição, metabolismo e biodisponibilidade.

R: ABSORÇÃO é a transferência do fármaco do lugar onde é administrado até os fluídos circulantes (principalmente sangue). Passagem do fármaco através das membranas biológicas.

A velocidade e a eficiência da absorção vão depender de vários fatores.No estudo da absorção das drogas, os seguintes itens devem ser analisados:

1. Membranas biológicas

2. Propriedades físicas química das moléculas dos fármacos

3. Forças responsáveis pela passagem dos fármacos através das membranas

4. Modalidade de absorção

5. Locais de absorção – Vias de administração

DISTRIBUIÇÃO

Depois de administrado e absorvido, o fármaco é distribuído, isto é, transportado pelo sangue e outros fluídos a todos os tecidos do corpo.

Velocidade e extensão da distribuição dependem de fluxo sanguíneo tecidual, propriedades físico-químicas do fármaco, características da membrana de transporte e ligação a proteínas plasmáticas e teciduais. Do sangue o fármaco se distribui a diferentes tecidos do organismo, funcionalmente classificados em suscetíveis (que sofrem a ação farmacológica), ativos (que metabolizam o fármaco), indiferentes (que servem como reservatórios temporários) e os responsáveis pela eliminação.

Os fármacos se distribuem mais rapidamente para os tecidos mais per fundidos (ex: pulmão); o contrário ocorre-nos de baixa perfusão (ex: músculo em repouso).Não é possível quantificar a distribuição de um fármaco nos diversos tecidos _ do ponto de vista prático só se mede a concentração principalmente no sangue, no plasma, e no líquido cefalorraquidiano.

BIODISPONIBILIDADE

Fração de uma dose ingerida de um fármaco que tem acesso a circulação sistêmica. Quantidade do fármaco disponível para ser utilizado pelo organismo. Ela pode ser baixa porque é incompleta porque o fármaco é metabolizado na parede intestinal ou no fígado antes de alcançar a circulação sistêmica.

4) Defina Meia-vida e pró-fármaco.

R: Meia – vida Tempo em que leva determinada concentração plasmática do fármaco para reduzir à sua metade. A meia-vida possibilita que se obtenha uma boa estimativa do tempo gasto para que o fármaco seja removido do organismo e é dada em unidade de tempo. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com