TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO PARA 1º FASE DA OAB – METODOLOGIA DE ESTUDO

Por:   •  11/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

Seja persistente. Supere obstáculos diariamente. O mundo costuma ser cruel com aqueles que desistem. (Jufras Menhal)

PREPARAÇÃO PARA 1º FASE DA OAB – METODOLOGIA DE ESTUDO

Separamos algumas informações úteis que embasam a preparação para a 1ª fase da OAB e a metodologia a ser utilizada. Entre elas uma APRESENTAÇÃO AO EXAME, com as principais informações úteis para a prova, o CRONOGRAMA DE ESTUDOS E O MÉTODO a ser utilizado, o qual será melhor compreendido, adaptado e trabalhado ao longo das semanas, bem como as ESTATÍSTICAS de conteúdos cobrados por disciplina.

1. APRESENTAÇÃO AO EXAME DA OAB (1ª FASE)

Primeiramente, importante que o aluno saiba quais serão as 17 disciplinas cobradas na prova da primeira fase do exame de ordem e a quantidade de questões referentes a cada uma delas.  

Ética (10 questões) - Direito constitucional (7 questões) - Direito civil (7 questões) - Direito administrativo (6 questões) - Direito processual civil (6 questões) - Direito do trabalho (6 questões) - Direito penal (6 questões) - Direito processual penal (5 questões) - Direito empresarial (5 questões) - Direito processual do trabalho (5 questões) - Direito tributário (4 questões) - Direitos humanos (3 questões) - Direito internacional (2 questões) - Filosofia do direito (2 questões) - Direito ambiental (2 questões) - ECA (2 questões) - Direito do consumidor (2 questões)

Atenção = a divisão do número de questões por matéria é aproximada, podendo variar de exame para exame.

A prova possui 80 questões ao total, exigindo-se o aproveitamento de 50% para alcançar a 2º fase do certame. É necessário, portanto, acertar 40 questões.

Para atingir esse objetivo, é fundamental que o aluno realize um planejamento bem feito e tenha um método de estudo adequado.

Isso você vai aprender a fazer no próximo tópico e ao longo do curso.

Antes, porém, é imprescindível que o estudante perceba algumas características das disciplinas cobradas na prova, relacionado isso ao número de questões, para montar um plano mais eficiente.

Inicialmente, é possível agrupar as disciplinas por tamanho (GRANDE, MÉDIA OU PEQUENA).

DISCIPLINAS PEQUENAS: Internacional, Ambiental, Consumidor, Eca, Filosofia (10 questões = 12,5% da prova)

DISCIPLINAS MÉDIAS: Ética, Trabalho, Processo do Trabalho, Constitucional, Direitos Humanos, Administrativo, Empresarial, Tributário (46 questões = 57,5% da prova)

DISCIPLINAS GRANDES: Penal, Processo Penal, Civil, Processo Civil (24 questões = 30% da prova)

Deste modo, percebe-se que o segredo para aprovação está no bom aproveitamento das DISCIPLINAS MÉDIAS, pois além de menores em conteúdo e com maior número de questões, são matérias normalmente deixadas em segundo plano na faculdade (basta pensar que em sua maioria as disciplinas são vistas no inicio ou ainda não foram vistas, quando muito). Assim, o domínio delas propiciará um salto de desempenho na prova.

O estudante cuidadoso deve atentar-se para o perfil da banca que formula o exame da OAB. A FGV se caracteriza por cobrar questões relacionadas ao conhecimento da LETRA DA LEI, portanto, o estudo será direcionado para o conhecimento da legislação e de aspectos básicos da doutrina.

2. TEMPO DE PREPARAÇÃO E MONTAGEM DO CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Esse curso tem como objetivo a aprovação na primeira fase da prova do exame de ordem do dia 19.07.2015.

A contar do dia da primeira aula do curso (07.02.2015) até o dia 13.06.2015, temos 18 semanas de estudos.

Deixaremos as 2 últimas semanas de junho e as 3 semanas iniciais de julho para revisão das matérias e atenção especial com algumas disciplinas, como aquelas menores (CDC, ECA, Internacional, Filosofia do Direito, etc.) e Ética profissional.

Durante as 18 semanas de estudo, o estudante deve ponderar seu tempo de estudo e o tamanho das disciplinas e sua incidência na prova para avaliar como obter o melhor desempenho e, com base nisso, montar seu cronograma.

Para maior eficiência, o cronograma de estudos deve ser individual e ajustado ao longo do tempo, para tanto, conte sempre com nossa ajuda.

Exemplificativamente, se o estudante tem a tarde e a noite livres, poderá contemplar todas as disciplinas e todos os conteúdos durante essas 18 semanas. Por outro lado, se o estudante tem menos tempo livre, deverá priorizar as disciplinas e os assuntos mais cobrados.

É necessário ao menos 2 horas POR DIA de estudos para cumprir minimamente o cronograma.

Para contemplar todo o programa, o aluno deverá cumprir entre 3 e 4 horas diárias de estudos.

Na montagem do plano de estudos individual, oriente-se pelo PLANO DE ESTUDOS BASE e vamos ajustá-lo ao longo do tempo.

PLANO DE ESTUDOS BASE

Dia 08.02 a 27.02 – Direito Constitucional

28.02. a 20.03 – Direito Administrativo

22.03 a 03.04 – Direito Civil

05.04 a 17.04 – Processo Civil

19.04 a 01.05 – Penal

03.05 a 15.05 – Processo Penal

17.05 a 22.05 – Empresarial

24.05 a 29.05 – Tributário

31.05 a 05.06 – Trabalho

07.06 a 12.6 – Processo do Trabalho

14.06 a 26.06 – Revisão

28.06 a 04.07 – Matérias menores

05.07 a 10.07 – Ética

12.07 a 19.07 – Revisão de véspera de prova

             Pretendemos acompanhar a evolução nos estudos de cada aluno. Para isso, é importante que o estudante controle seu tempo de estudo e informe ao tutor o quanto estudou a cada dia. As informações podem ser dadas diariamente, via whatsapp ou email, ou semanalmente, nas aulas. Com isso, teremos condições de avaliar o desempenho de maneira mais próxima, além de obter informações muito úteis para o período pré-prova e de revisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com