TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Física e Biofísica

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 4
  • Pergunta 1

1 em 1 pontos

[pic 1]

Em humanos, o elemento vibratório responsável pela emissão dos sons da fala é:

 

Resposta Selecionada:

d. 

cordas vocais.

  • Pergunta 2

1 em 1 pontos

[pic 2]

Os elefantes são conhecidos por sua valiosa memória, dizem tribos que convivem com estes animais que se eles conhecem uma pessoa guardam a face desta pessoa para sempre. Muitos estudiosos já comprovaram que a capacidade de memorização destes animais existe, mas não tão exagerada como a população geralmente acredita. Outro fato marcante na vida deste grupo é a capacidade de produzir sons imperceptíveis para outros animais, isso deve ao fato de:

 

Resposta Selecionada:

a. 

serem capazes de produzir e perceber infrassons.

  • Pergunta 3

1 em 1 pontos

[pic 3]

Os sons vocais são gerados por meio de estruturas vibratórias ligadas ao trato respiratório que produzirão ondas mecânicas capazes de serem interpretadas por um sistema auditivo. Já os sons não vocais dependem de outras partes do corpo ou objetos para serem emitidos. Abaixo, encontramos exemplos de sons produzidos pelos animais, assinale a opção que traz respectivamente um som vocal e um não vocal.

 

Resposta Selecionada:

b. 

Latidos e batidas no peito.

  • Pergunta 4

1 em 1 pontos

[pic 4]

A comunicação está presente no século XI como algo revolucionário que têm facilitado e melhorado a vida das pessoas, entretanto não se trata apenas do uso de instrumentos modernos e tecnológicos, na verdade, podemos definir comunicação como:

 

Resposta Selecionada:

b. 

intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos.

  • Pergunta 5

1 em 1 pontos

[pic 5]

O espectro sonoro é definido com base na capacidade auditiva encontrada na média da população humana. Assim, as faixas sonoras podem estar abaixo ou acima de nossa capacidade auditiva. As faixas do espectro sonoro estão respectivamente em ordem crescente de frequência em:

 

Resposta Selecionada:

a. 

infrassom, sons audíveis e ultrassons.

  • Pergunta 6

1 em 1 pontos

[pic 6]

A deficiência auditiva é a perda parcial ou total da capacidade de percepção das ondas sonoras em um indivíduo. No caso dos surdos, não há qualquer audição funcional e os indivíduos hipoacústicos têm audição, ainda que baixa, funcional, com ou sem o uso de próteses auditivas. Das alternativas a seguir, opte por aquela que traz causas originadas hereditariamente ou nascença.

 

Resposta Selecionada:

c. 

Surdez ocasionada durante a gestação, mãe do indivíduo era portadora de toxoplasmose.

  • Pergunta 7

1 em 1 pontos

[pic 7]

Muitos animais usam a comunicação acústica como: localização, para afugentar invasores e inimigos, para demarcar território, ou ainda, em rituais de acasalamento, além, é claro, da comunicação inter e intraespecífica. E os sons, ao serem recebidos, podem ser diferenciados de acordo com suas propriedades fisiológicas, que são:

 

Resposta Selecionada:

c. 

altura e timbre.

  • Pergunta 8

1 em 1 pontos

[pic 8]

A capacidade da fala é exclusiva dos seres humanos e trouxe para estes grandes habilidades nos processos da comunicação, podendo ser definida como:

 

Resposta Selecionada:

b. 

o processo muscular o qual permite a emissão de sons inteligíveis para que exista comunicação oral.

  • Pergunta 9

1 em 1 pontos

[pic 9]

A educação é um mecanismo importante como instrumento para instruir o aluno e inclui-lo no processo de aprendizagem, mesmo que este aluno tenha limitações e deficiências diversas como a auditiva. Aponte qual das opções abaixo é uma ferramenta na educação de crianças surdas?

 

Resposta Selecionada:

a. 

Uso de linguagem de sinais e intérpretes.

  • Pergunta 10

1 em 1 pontos

[pic 10]

A produção de sons em animais pode variar significativamente. Mas em geral uma linha de ações ocorre, por meio de diferentes mecanismos que garantem a emissão da onda sonora. Qual das alternativas a seguir não faz parte da produção de sons em animais?

 

Resposta Selecionada:

e. 

Emissão de fala.

 

  • Pergunta 11

1 em 1 pontos

[pic 11]

Normalmente, alguns comportamentos em cães, gatos e outros animais podem denotar possíveis problemas auditivos. Não devemos achar que os animais domésticos não podem ser surdos ou hipoacústicos. Abaixo, podemos ver alguns sintomas, entre eles, qual não está relacionado com a perda auditiva.

Resposta Selecionada:

e. 

Abanar o rabo demonstrando felicidade

 

  • Pergunta 12

1 em 1 pontos

[pic 12]

O aparelho auditivo dos cães pode ser dividido em três porções, os papéis destas estruturas estão descritos nos itens a seguir. Indique os que não são corretos.

I. O ouvido externo é uma região amplificadora que capta o som e o propaga adiante.

II. O ouvido médio emite vibrações que estimulam o ouvido externo.

III. O martelo, a bigorna e o estribo amplificam o som e são os chamados órgãos do balanço.

IV. No ouvido intermediário, está a cóclea que capta as vibrações e as transforma em sinais químicos que são enviados ao cérebro.

 

Resposta Selecionada:

e. 

II e IV.

 

 

Resposta Selecionada:

a. 

infrassom, sons audíveis e ultrassons.

  • Pergunta 13

1 em 1 pontos

[pic 13]

O canto das aves é algo lindo, muito admirado por humanos que gravam e passam horas a fio observando e escutando atentamente tais sons. Este tipo de comentário aqui descrito é extremamente comum e ocorre graças a um órgão diferenciado presente somente nas aves canora, que é o mesmo que dizer aquelas que sabem cantar. Qual é este órgão?

 

Resposta Selecionada:

c. 

Siringe.

  • Pergunta 14

1 em 1 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com