TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficinas Pedagogicas Para A Utilizaçao De Jogos Nos Anos Iniciais Aprendendo Atraves De Atividade Digitais

Por:   •  26/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Dariane Coelho da Silva; Gabriela Ramos de Oliveira;

Izabel Cristina Queiroz da Silva; Nathalia Carolline Ferreira de Souza¹

Adriana de Freitas²

  1. INTRODUÇÃO

              Esta pesquisa tem como objetivo identificar a importância da parceria entre escola, família e sociedade, pontuando o papel de cada instituição no desenvolvimento integral da criança.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

             A partir do seu nascimento, a criança é inserida no contexto familiar onde ela irá crescer, aprender e vivenciar a cada dia novas experiências e desenvolver sentimentos pelos seus familiares mais próximos.                      

           “[...] a família é fundamental na formação de qualquer indivíduo, culturalmente, socialmente, como cidadão e como ser humano [...]” (SOUZA, 2009, p. 16).

             Também é a partir da família que a criança estabelece suas primeiras ligações emocionais, desta forma, a família funciona como o primeiro e mais importante agente socializador, introdutor da criança em uma sociedade.

Independentemente de como a família é constituída, esta é uma instituição fundamental da sociedade, pois é nela que se espera que ocorra o processo de socialização primária, onde ocorrerá a formação de valores. Este sistema de valores só será confrontado no processo de socialização secundária, isto é, através da escolarização e profissionalização, principalmente na adolescência. (VALADÃO; SANTOS, 1997, p. 22 apud SOUSA; FILHO, 2008, p. 4).

                As experiências e sentimentos do relacionamento cotidiano familiar são de grande influência no comportamento da criança, pois é em seu convívio familiar que a criança aprende noções iniciais de vivência social, podendo orientá-la quando se tornar aluno e assim funcionar como base para a futura interação com seus colegas.

[...] escola precisa ser pensada como um caminho entre a família e a sociedade, pois tanto a família quanto a sociedade voltam seus olhares exigentes sobre ela. A escola é para a sociedade uma extensão da família, porque é através dela que a sociedade consegue influência para desenvolver e formar cidadãos críticos e conscientes (SOUZA, 2009, p. 17).

                A escola, além de fornecer modelos comportamentais diferentes do que a criança está habituada, serve também de ajuda para o alcance da independência emocional da família, promovendo assim a socialização secundária, auxiliando para a formação do ser social.               “[...] ambas preparam os indivíduos, desenvolvendo habilidades que contribuem para sua participação na sociedade.” (BENATO; SOARES, 2014, p. 8).

             Desta forma, Souza (2009) faz uma ressalva referente à importância da escola como instrumento dialógico entre família e sociedade, uma vez que, como ressalta a autora, para a sociedade, a escola é uma extensão da família e é por meio dela que a sociedade alcança o seu objetivo.

             Destaca-se, ainda, o que a Constituição Federal traz em um de seus artigos, no qual discorre sobre a importância ativa dos eixos família, escola e sociedade: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1988, art. 205).

              Fica claro que a família deve ser mais participativa e cooperativa com a escola, não se limitando somente ao espaço da casa da criança. Já a escola, por sua vez, deve ser receptiva, convidativa e acolhedora à família, unindo forças, criando laços de companheirismo, harmonia, traçando estratégias, questionando e buscando ações que tragam o melhor resultado na formação do indivíduo para que esse almeje alcançar uma sociedade igualitária e digna.

              As instituições têm seu papel e função cada vez mais difusas na nossa sociedade atual, de modo que seus representantes sentem dificuldade para definir suas reais funções. (Valadão e Santos 1997, p. 47 apud Sousa e Filho 2008, p. 7).

                  A relação entre família e escola é de suma importância para o desenvolvimento pleno das competências das crianças para que elas cresçam e se tornem cidadãos críticos e socialmente atuantes, responsáveis e questionadores das situações da sociedade em que habitam.

FIGURA 1 – BASE, PROTEÇÃO E FORMAÇÃO DO SUJEITO SOCIAL.

[pic 2]

                              FONTE: Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/3/a-comunicao-entre-crianas-surdas-filhas-de-pais-ouvintes. Acesso em: 20 abr. 2021.

            A figura 1 tem a finalidade de ilustrar a importância do envolvimento da família, da sociedade e da escola na formação do sujeito, de maneira que todos participem do seu crescimento, da sua formação e do seu aprendizado.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

               A escola tem grande importância educacional na formação do ser social, por isso, a sintonia entre escola e família é fundamental para que criem uma força de trabalho capaz de provocar a mudança da estrutura social. Portanto, a parceria de ambas é necessária para que juntas atuem como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.

               É impossível colocar à parte escola, família e sociedade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também por meio da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas em seu cotidiano. Sendo assim, é preciso que professores, família e comunidade fortaleçam o envolvimento de todos.

               Ressalta-se, então, a importância da parceria que deve existir entre escola e família, uma vez que ambas as instituições buscam o mesmo objetivo: desenvolver plenamente a criança, preparando-a para a vida social.

  1. REFERÊNCIAS

BENATO, D. T.; SOARES, S. T. Família e escola: uma relação de desafios. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola Paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE, v. 1 Curitiba: SEED/PR, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_artigo_dulcemara_terezinha_benato. pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.

SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/Escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Santo Antônio da Platina: Saraiva, 2009.

SOUSA, Ana Paula de; FILHO, Mário José. A importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento educacional. 2008. f. 4. e 7. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual Paulista, Brasil. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1821Sousa.pdf. Acesso em:14 maio. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com