TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS MADEIREIROS: USO E CONSERVAÇÃO

Por:   •  20/2/2016  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

Carolina Farhat

Douglas de Barros Silva

Tais Cavalheiro Battaggia

BIB0138 - Resumo da aula: “Recursos madeireiros: uso e conservação”

O que é a madeira? Ser vivo: xilema secundário. Função de sustentação e condução nas plantas. Tecido condutor do corpo secundário do vegetal.

Uso

Móveis, arte, instrumentos, construções e fonte energética. Países mais desenvolvidos usam mais madeira per capta do que países em desenvolvimento. Quanto mais tecnologia o país tem, mas madeira eles utilizam. Países em desenvolvimento costumam usar aço e granito.

Benefícios

Em construções a madeira trás conforto térmico, visual e acústico (não causa eco, por exemplo), é fácil de manusear (não precisa de equipamentos elétricos) e é renovável. Além disso, ela é ergonômica (Ergonomia – ciência do conforto).

Identificação

Para obter um bom uso e conhecer melhor o material é feita a identificação prática (através do cheiro, cor, aparência, densidade) e a identificação científica para determinar as característicasanatômicas únicas de cada espécie, equivalente a ‘impressão digital’ da madeira associando a um nome cientifico. Como cada madeira tem uma possível aplicação, podemos identificá-las corretamente através do nome científico, que é único, diferentemente do nome popular que pode se referir a mais de uma espécie. Também é comum termos no Brasil madeiras de nomes distintos em regiões diferentes por conta do tamanho do nosso país e pela alta biodiversidade.

Outro nome que a madeira pode receber é o nome fantasia, pelo qual ela é conhecida no mercado. Muitas vezes é um nome que faz referência a uma madeira parecida, só que de melhor qualidade, ou de alguma característica que a madeira que está sendo vendida não tem para fazer os compradores associarem essa madeira com outras melhores.

- erros de identificação: causados especialmente pela falta de investimento em pesquisa. Isso resulta tanto em diferentes nomes populares para uma mesma espécie, como também diferentes espécies com características semelhantes tratadas e vendidas como a mesma espécie.

- fraude: é muito comum comerciantes venderem uma madeira pelo preço de outra parecida, mas que possui um preço mais alto no mercado.

Certificações

CITES (Convention on International Trade in Endanreged Species of the Wild Fauna and Flora): órgão que identifica e regula o uso das madeiras no mundo todo.

No Brasil, apesar da enorme diversidade vegetal, há pouca pesquisa nessa área para que ocorra um uso sustentável e correta identificação de madeiras. Falta fiscalização. Diferente de países mais desenvolvidos que possuem um conhecimento maior do potencial como matéria-prima o que implica em diminuição da exploração e durabilidade do produto.

Empresas privadas são pagas para inspecionar as produtoras e certificar de que seus processos ocorrem de maneira correta atingindo um padrão de qualidade conforme dado certificado. São inspecionados itens como condições e segurança no trabalho, qualidade dos produtos produzidos, data de verificação e regulagem das máquinas e uso sustentável dos recursos consumidos.

Manejo Sustentável

Planos de manejo: conhecendo todas as características das plantas e também do ecossistema da região, é comum dividir a área de plantio em várias partes para cortes equivalentes ao número de anos do ciclo, para que ao final de um ciclo as plantas da primeira parte já tenham um diâmetro suficiente para um novo corte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com