TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reabilitação Cardíaca

Trabalho Escolar: Reabilitação Cardíaca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.598 Palavras (15 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 15

Modelo de Artigo de revisão sistemática

REABILITAÇÃO CARDÍACA COM ÊNFASE NO EXERCÍCIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

.

EXERCISE-BASED CARDIAC REHABILITATION:

A SYSTEMATIC REVIEW

Djalma Rabelo Ricardo1

Claudio Gil Soares de Araújo1

1 - Programa de Pós-Graduação Latu Senso em Fisioterapia Pneumo-funcional da Universidade Gama Filho – UGF

Endereço para correspondência: Dr. Claudio Gil S. Araújo

Clínica de Medicina do Exercício – CLINIMEX (www.clinimex.com.br)

22031-070 - Rua Siqueira Campos, 93/101 - Rio de Janeiro - RJ

cgaraujo@iis.com.br

RESUMO

Objetivo. Determinar por meio de uma revisão sistematizada o efeito da reabilitação cardíaca com ênfase no exercício (RCEE) sobre a mortalidade, fatores de risco modificáveis e qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com doença arterial coronariana.

Método. Foram analisados os estudos publicados originalmente na língua inglesa, entre janeiro de 1990 a outubro de 2004, tendo como referência as bases de dados MEDLINE (National Library of Medicine) e a Biblioteca Cochrane. Foram considerados apenas os ensaios clínicos controlados e randomizados (ECCR) com floow-up iqual ou superior a seis meses para efeito de resultados. Os desfechos selecionados foram: mortalidade total, mortalidade cardíaca, taxa de reinfarto miocárdico, incidência de procedimentos de revascularização coronariana, fatores de risco cardíacos modificáveis (tabagismo, hipertensão arterial sistêmica e hipercolesterolemia) e qualidade de vida relacionada à saúde. Os níveis de evidências dos estudos apreciados foram julgados por dois revisores independentes, segundo os critérios propostos Clinical Practice Guideline: cardiac rehabilitation publicado pelo National Institute of Health dos Estados Unidos da América.

Resultados. Fizeram parte do escopo desta revisão 21 ECCR, que preencheram os critérios de seleção. Os estudos analisados envolveram 2220 pacientes com idade variando entre 49 e 63 anos, sendo 86% do gênero masculino. A maioria dos ECCR apresentou resultados favoráveis a RCEE quando comparada aos cuidados usuais tendo alguns estudos encontrado valores de até 89% de redução no total de mortalidade. Esse fato também foi observado para o reinfarto e revascularização do miocárdio. A maioria dos ECCR não apresentou diferença entre a RCEE e a convencional.

Conclusão. Esta revisão confirma os benefícios da RCEE na abordagem terapêutica de coronariopatas, reduzindo suas taxas de mortalidade cardíaca e por todas as causas, além de contribuir para a modificação dos fatores de risco associados a revascularização e ao reinfarto. Considerando a similaridade dos resultados aqui apresentados entre a RCEE e outros programas de reabilitação cardíaca mais abrangentes, parece não haver vantagens substanciais na adoção de outras medidas, sendo que o exercício físico regular per si se constitui no principal componente e responsável pelos resultados favoráveis da intervenção em relação aos desfechos estudados.

Palavras Chaves: reabilitação cardíaca, intervenção baseada no exercício, reabilitação cardíaca convencional, programa de exercício supervisionado, doença arterial coronariana

ABSTRACT

Key words:

INTRODUÇÃO

A reabilitação cardíaca (RC) pode ser definida como uma soma de intervenções que asseguram a melhora das condições físicas, psicológicas e sociais daqueles pacientes com doenças cardiovasculares pós-aguda e crônica, podendo, por seus próprios esforços, preservar e recuperar suas funções na sociedade e, através de um comportamento saudável, minimizar ou reverter a progressão da doença(1). Sendo assim, os objetivos da RC são atenuar os efeitos deletérios decorrentes de um evento cardíaco, prevenir um subseqüente reinfarto(2,3) e rehospitalização(4), redução

de custos com a saúde(5), atuar sobre os fatores de risco modificáveis associados às doenças cardiovasculares(6-8), melhorar a qualidade de vida(9,10) destes pacientes e reduzir as taxas de mortalidade( 2,11). A RC é indicada para pacientes que receberam um diagnóstico de infarto agudo do miocárdio ou foram submetidos à revascularização miocárdica ou transplante cardíaco e, ainda, para aqueles com angina crônica estável e insuficiência cardíaca crônica.

A RC é uma intervenção complexa que pode envolver diversas terapias, incluindo aconselhamento nutricional, acompanhamento psicológico, orientação quanto aos fatores de risco e à administração de drogas. Contudo, grande parte do sucesso dos programas de RC é devida à terapia baseada no exercício físico, sendo esta considerada a estratégia central destes programas(12-14). Recentes metanálises(13,15) demonstraram que a reabilitação cardíaca com ênfase no exercício (RCEE) foi associada a uma redução de 20 a 30% nas taxas de mortalidade, quando comparada com os cuidados usuais (sem exercício). Todavia, permanece ainda um óbice na aplicação destes resultados na prática clínica. Isto se deve, em grande parte, às limitações metodológicas e aos resultados conflitantes dos estudos sobre a temática. Cabe ainda ressaltar que poucas revisões publicadas anteriormente se dedicaram a discutir os efeitos RCEE sobre os fatores de risco cardíaco modificáveis e a qualidade de vida dos pacientes com doença arterial coronariana conhecida.

O objetivo deste artigo foi determinar, por meio de uma revisão sistematizada, o efeito da RCEE sobre a mortalidade, fatores de risco modificáveis e qualidade de vida relacionada à saúde em pacientes com doença arterial coronariana.

MÉTODOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com