TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanced Score Card

Trabalho Universitário: Balanced Score Card. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

2.1.2 Origem e definição do Planejamento Estratégico

Christensen e Rocha (apud BARBOSA, 2005), informam que a origem do termo estratégia originou-se na teoria militar, onde tinha o significado de combate para alcançar a finalidade da guerra. Já no contexto organizacional, se aplica como a capacidade da organização de se adequar às condições ambientais que se encontram em constante mudança, visando o futuro e a perpetuidade organizacional.

Já sobre planejamento, fala Silva (apud BARBOSA, 2005), que este teve sua origem nas antigas civilizações devido à necessidade do homem de realizar tarefas e administrar seus recursos escassos, se tornando parte fundamental da administração. De acordo com Padoveze “o planejamento é uma estratégia para aumentar as chances de sucesso de uma empresa em um mundo de negócios que muda completamente” (PADOVEZE, 2005, p.96).

Contudo, o planejamento estratégico surgiu no início da década de 70, tempo marcado por diversas crises, entre elas, a guerra entre árabes e israelenses que disparou o preço do petróleo; escassez de energia e matéria-prima, recessão econômica e preocupantes índices de desemprego (BARBOSA, 2005). Trata-se de um processo que prepara a empresa para o que está por vir e a base dele se firma em traduzir informações empresariais e traçar planos para alcançar as metas organizacionais. Mas esse processo vai muito além de estabelecer objetivos e dar ordem de execução aos membros da organização. A decisão estratégica depende de uma série de fatores, entre eles, temos como exemplo a análise dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, como argumenta Padoveze (2005).

2.1.3 O Processo Estratégico

Thompson faz uma relação de tarefas gerenciais, que de acordo com ele, compõem o processo de elaboração/implementação de estratégias:

1) Definir o negócio da empresa e formação de uma visão estratégica;

2) Tradução da visão estratégica em objetivos;

3) Elaboração da Estratégia;

4) Implementação e execução da estratégia selecionada;

5) Avaliação do desempenho e ajuste.

A seguir serão abordados os processos de elaboração e implementação da estratégia tendo como referência a visão de Thompson (2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com