TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Cientifica procurando Nemo

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  2.020 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução – O filme Procurando Nemo conta a história de um peixe-palhaço chamado Marlyn, que busca por ser filho, Nemo. Nemo é filho único de Marlyn e após irritar-se com seu pai por sua super proteção e coloca-se em perigo de mar aberto, logo é capturado por um mergulhador e levado para Sydney Harbour. Marlyn decide deixar a segurança do coral onde vive e arriscar-se à procura de seu filho, na jornada encontra-se com Dory, um peixe-fêmea da espécie blue tang que sofre de “perda de memória recente” e juntos em busca de Nemo, vivem uma aventura com várias outras espécies que vivem no findo do mar e que aparecem ao longo da história. Enquanto isso, em Sydney, Nemo é colocado em um aquário onde encontra um grupo chamado “A Gangue do Aquário”, formada por espécies diferentes de animais marinhos. Juntos criam um plano de fuga para salvar Nemo da sobrinha do pescador que capturou Nemo, P. Sherman, que é conhecida por ter matado um peixinho dourado. O filme foi sucesso por abordar questões sociais e biológicas e falar a todos os públicos. Foram 6 anos de produção,  era produzido desde 1997 e filme foi lançado em 2003.

        Finding Nemo é a quinta animação computadorizada lançada pela parceria entre os estúdios Disney e a Pixar, dirigida por Andrew Stanton, tendo a codireção de Lee Unkrich, vencedora do Oscar de Melhor Filme de Animação, e indicada aos prêmios de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original. Escrita por Andrew Stanton, Bob Peterson, David Reynolds.

        O filme trata de temas tanto sociais quanto biológicos, Marlyn por ter perdido a esposa e quase todos os seus filhos, trata Nemo (seu único filho) com uma super proteção que irrita o pequeno peixe-palhaço, em sua jornada com Dory, Marlyn é impulsionado a olhar para frente, uma vez que ela tem perda recente de memória é como se não tivesse um passado e ele vive preso ao passado, o bordão “Continue a nadar” cantado sempre pela peixinha nos mostra isto. Quando se encontra com Crush, a tartaruga, aprende outra lição, a de que os filhos devem aprender sozinhos algumas coisas da vida e isso é provado quando Nemo fica preso  no tubo do aquário e tem que sair por conta própria diferentemente do início do filme quando fica preso à anêmona no primeiro dia de aula e tem seu pai para ajudá-lo por achar que ele não pode se virar sozinho devida a nadadeira menor. Enquanto trabalha todo esse lado emocional e social o filme engloba o comportamento de algumas espécies marinhas, na cena dos tubarões vemos que o tubarão caça apenas quando sente o cheiro do sangue de Dory, outro fato também é que por morar em uma anêmona o peixe-palhaço é “imune” as queimaduras das algas vivas. É uma animação que transmite para crianças e adultos valores humanos através de fatos científicos.

        O filme inicia-se quando os peixes palhaços (Amphiprion frenatus) pertencentes ao filo Chordata e moradores de uma anêmona são atacados por uma barracuda (Perciformes), também pertencente ao filo Chordata e perdem todos os ovinhos que estão prestes a nascer, exceto Nemo. No primeiro dia de aula de Nemo podemos observar vários animais do filo Chordata como, o Cavalo marinho (Hippocampus), Polvo (Octopoda), peixe-borboleta-de-nariz-comprido (Forcipiger flavissimus, entre outros.

        Com a captura de Nemo Marlyn parte para resgatá-lo e encontra Dory um Cirurgião-patela ou Blue Tang (Paracanthurus hepatus) também do filo Chordata, durante a jornada encontram-se com vários perigos, desde tubarões deste mesmo filo à também o peixe abissal (Lophiiformes). Pelo fato de viver em um Recife de Coral, do filo Cnidaria, Marlyn não sabe lidar com o mar e durante a viagem aprende lições da forma mais divertida e perigosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com