TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Procurando Nemo

Por:   •  3/4/2017  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  5.158 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Procurando Nemo

Único embrião sobrevivente ao ataque de uma barracuda, Nemo é um peixinho superprotegido por seu pai, que o chocou cuidadosamente e procurava isolá-lo dos “perigos” do mar, pois assim julgava protege-lo.

Nemo tem o movimento de uma de suas nadadeiras comprometida pelo ataque sofrido quando ainda era um embrião e não tem muita noção do perigo, mas se rebela contra a proteção excessiva de seu pai e resolve se aventurar indo em direção ao alto-mar, onde é capturado por um pescador e levado para um aquário, onde deveria ficar até ser dado de presente a uma garotinha malvada.

A partir daí tem início o empreendimento de Marlin, seu pai, que busca resgatá-lo desesperadamente! Marlin vai enfrentar muitos obstáculos e os primeiros deles são seus próprios medos e frustrações. Mas aí aparece uma peixinha, a Dory, que sofre de amnésia recente, mas que se revela peça fundamental nesse intento porque é a única que o estimula o tempo todo, motivando-o a fazer coisas novas que Marlin tanto teme. Nessa aventura eles entram para um clube de tubarões vegetarianos, Dory fala baleiês e são capturados por uma baleia, Dory consegue ler o endereço do mergulhador que levou Nemo, eles passam por uma região abissal para não perder esse endereço gravado na máscara de mergulho, nadam no meio de águas-vivas, brincam de esconde-esconde com filhotes de tartarugas numa corrente, são atacados por um bando de pássaros famintos. Vemos aqui uma empresa que foi obrigada a sair da zona de conforto e arriscar-se por lugares/situações diversas, cheias de armadilhas, mas que possibilitaram experiências e superações.

As aventuras dessa dupla se espalham entre os peixes e as aves e, assim, Nemo descobre que seu pai está a sua procura, o que lhe dá orgulho e novo ânimo para tentar pôr em prática o plano de fuga do aquário, sendo encorajado por Gil, o líder da turma, e todos os recentes amigos. Mas Nemo tem pouco tempo até ser entregue à Darla, sobrinha do mergulhador-dentista. Nesse momento ele se finge de morto e a menina fica frustrada e deposita-o na bandeja onde se inicia a atrapalhada e inusitada fuga de Nemo que consegue finalmente chegar à baía de Sidney, através da tubulação do esgoto, onde encontra Dory e posteriormente, seu pai. Mas os perigos ainda não acabaram! Quando nadavam de volta, Dory foi capturada junto com um cardume, por um navio pesqueiro o que exige de Nemo e Marlin uma atitude rápida e arriscada para livrá-la da rede.

Aqui identificamos aspectos da administração no planejamento, organização, controle e execução de um plano, baseado em informações ( todo esgoto vai dar na baía) e observações.

A turma do aquário também consegue empreender uma fuga, no entanto faltou planejamento numa parte fundamental: como os peixes sairiam dos sacos plásticos?

Gostei mais da parte que Dory incentiva Marlin a persistir , quando ele está desanimado e desistindo da busca, com a frase de que ‘devemos continuar a nadar sempre que estivermos com um problema’, ou seja, que não devemos desistir de nossas metas e objetivos por causa das dificuldades que encontramos no caminho. Também do momento em que Nemo mostra ao pai que é necessário tomar atitudes em alguns momentos, sem medo, porque se o desastre já está garantido, com algumas ações arrojadas é possível revertê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com