TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Publicitaria

Pesquisas Acadêmicas: Redação Publicitaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UNIDADE 3

JOÃO PAULO MENEZES

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

CAMPINAS

2011

JOÃO PAULO MENEZES

Redação publicitária

Trabalho /monografia/ artigo desenvolvido durante a disciplina de Nome da Disciplina, como parte da avaliação referente ao bimestre ou semestre em questão

Profesor(a): Prof. Nome Completo

CAMPINAS

2011

Comunicação

Comunicar é, sempre foi e sempre será o centro de todas as evoluções.

Mais do que uma necessidade humana, se comunicar – com eficácia – é a base dos relacionamentos e, assim, sejam eles profissionais, familiares, de amizade, comerciais, etc., a sobrevivência de todos nós.

O velho modelo de comunicação eficaz trata-se, basicamente, de um emissor, uma mensagem e um receptor.

Tirando todos os possíveis obstáculos, que vai desde uma internet ruim até o uso de gírias desconhecidas, o foco principal para que uma mensagem chegue corretamente ao receptor é o conteúdo e a forma da mensagem, que deve condizer com o contexto e, claro, com os códigos e signos escolhidos de acordo com a cultura de quem irá recebê-la.

Redação Publicitária Conceito e aplicação

Não há uma linguagem propriamente publicitária, ou comercial. Não como um idioma, que somente os especialistas saibam falar.

A redação publicitária é baseada em técnicas de linguagem e ferramentas que adéquam a lingüística à necessidade da compreensão, somada à persuasão.

Tudo isso, baseado em um objetivo: fazer com que o consumidor compreenda o objetivo de um determinado produto como o seu fabricante deseja, despertando, então a necessidade de consumo do mesmo.

Segundo Jorge s. Martins, em Redação Publicitária – Teoria e Prática, a chamada “linguagem publicitária” foi surgindo à partir do aumento da produção industrial e, portanto, do consumo com o objetivo de incutir na sociedade as necessidades de consumo, claro, em razão de gerar lucros e aumentar, ainda mais, a produção, destinada, então, a:

- apresentar as características reais do produto

- apresentar características subjetivas.

Em resumo, criar argumentos suficientes para fazer o consumidor mudar de idéia, consumindo aquilo que lhes foi proposto.

É o apelo textual persuasivo.

Etapas

Ao começar a redação – seja ela publicitária ou não, porém, entendemos que, principalmente na publicitária, uma vez que é necessário utilizar como ferramentas cada recurso que a linguagem dá para a persuasão – subentende-se que o profissional saiba tudo, cada detalhe e cada peculiaridade sobre redigir.

É fato, também que no decorrer dos anos criando e, em parceria com a sua dupla de criação, o profissional passa a criar seus próprios hábitos de escrita e execução.

Mas um passo à passo básico é sempre o início de cada trabalho.

1. TEMA

O importante é reunir as informações concretas sobre o que se quer divulgar.

É aqui onde o foco de idéia básica deve ser definido, é o ponto principal de onde surgirão os desmembramentos do ideal da proposta.

Anotar, anotar, anotar!

2. IDÉIAS

Aqui, o brainstorm é ainda mais relevante, anotar, também, mas reler é o principal.

É fundamental ligar e relacionar – às idéias antes já listadas – complementos que enriqueçam e complementem a idéia básica.

Fantasiar idéias novas, pensar, e escrever, em tudo que lhe venha à mente e que, mesmo que absurdo ou distante. Tudo pode levar à grande idéia.

3. CONEXÃO com o tema

Nesta etapa, é necessário fazer uma seleção das idéias. Ler e reler, mais uma vez, aproximando as melhores idéias do tema principal e do objetivo principal.

Colocar em ordem os pensamentos alienados da etapa anterior, dando mais lógica aos pensamentos, desenvolvendo o tema, o esquema orientador da redação.

4. IMPULSO criador

A cada idéia organizada, agora, deve-se ir conectando uma a outra ou elaborar uma nova frase para complementar ou fechar uma idéia.

A redação, em si, precisa começar a tomar forma e a ferramenta principal até aqui é a criatividade.

5. INTERLIGAR

Ler e observar como cada frase fica junta, em que sequência, a lógica que deve ser dada a cada combinação, eliminando tudo que for realmente desnecessário. Deve-se ter em mãos somente aquilo que poderá ser útil e proveitoso, já pensando no resultado final.

Basicamente:

- Organizar tudo em uma sequencia

- Conectar tudo o que for relativo, agora, por elementos racionais

- Juntá-las em parágrafos, tudo que fale da mesma idéia, mas pensando na estrutura básica de qualquer redação: COMEÇO, MEIO e FIM.

6. APERFEIÇOAMENTO

A forma já apareceu, o conteúdo está demonstrando a idéia, os argumentos e a finalidade.

Mas ainda há tempo para reler, repensar e reorganizar, se necessário.

É hora de aperfeiçoar, pensando mais objetivamente e, claro, utilizando as ferramentas da lingüística, já visualizando o resultado final.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com