TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reivindicações Para O Aprimoramento De Três Semestres Em 2021 Na UFRN

Por:   •  8/2/2021  •  Resenha  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Reivindicações Para O Aprimoramento De Três Semestres Em 2021 Na UFRN  

Vinicius Guilherme e Lucas Lima<universitários>

A pandemia gerada pelo novo coronavírus trouxe grandes desafios para o desenvolvimento de atividades nos mais diferentes setores de todo o mundo. Na educação, não foi diferente. Observemos o caso da educação brasileira: desde março, quando a Covid-19 chegou a este país, escolas e universidades tiveram de interromper suas atividades presenciais e algumas delas começaram a desenvolver o ensino remoto. Nesse contexto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem trabalhando desde junho (semestre 2020.5) e, atualmente, está desenvolvendo o 2020.6, no qual, especificamente no dia 05/11/20, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) aprovou o calendário universitário para 2021. Nesse calendário, consta que, no ano que vem, haverá três semestres: 2020.2, 2021.1 e 2021.2. Pensamos que a implementação desses três semestres seja uma medida acertada; porém, é preciso que a Administração Central da UFRN considere algumas reivindicações importantes da comunidade acadêmica.

A primeira se refere a questão que muitos alunos não tem condições de adquirir equipamentos necessários para acompanhar o ensino remoto. Justifica essa reivindicação o fato que em 2019 pesquisa feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) divulgou que pelo menos 4,8 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil não têm acesso à internet em suas residências, enquanto outros milhões têm acesso precário ou sofrem com falta de equipamento. Nesse sentido, provavelmente uma grande parcela dos universitários que frequentam a UFRN, sofrem com a insuficiência de internet, computador, webcam e microfone, que são ferramentas essenciais para desenvolvimento de atividade assíncronas e síncronas.

A segunda trata da dificuldade de acompanhar algumas aulas lecionadas de acordo com alguns métodos aplicados por alguns professores, essa reivindicação é importante porque vai ajudar o discente a flexibilizar seus horários facilitando seus acompanhamentos, principalmente na hora de atividades e trabalhos, a maneira tem que ser mais prática possível visando seu êxito nas mesmas.

Considerar as citadas reivindicações é fundamental para o desenvolvimento dos três semestres de 2021, tendo em vista que muitos alunos podem ser prejudicados em seu aprendizado principalmente aqueles com  que estão em vulnerabilidade pela falta de equipamentos, e necessário destacar a decisão prudente tomada pela UFRN em continuar o ensino remoto para 2021. Em suma, até que tenhamos condições de biossegurança adequadas para a retomada das aulas presenciais, inclusive uma vacina contra Covid-19 comprovadamente eficaz, entendemos que as decisões do CONSEPE precisam considerar os interesses dos diferentes grupos da comunidade acadêmica, mesmo que seja necessário desenvolver três semestres em um mesmo calendário acadêmico.

CHAVE DE CORREÇÃO

Tema: implementação de três semestres no calendário acadêmico de 2021 na UFRN  

Recorte temático: reivindicações dos universitários para o desenvolvimento de três semestres no calendário acadêmico de 2021 na UFRN

Problematização: para o desenvolvimento de três semestres no calendário acadêmico de 2021 na UFRN que reivindicações dos universitários deveriam ser ouvidas pelo CONSEPE?

Descrição

PONT.

NOTA

Título sucinto e dentro do RT ou da problematização                                                                   

Título geral (contempla apenas o tema)

Título ruim (não atinge sequer o tema mais geral)

0,5

0,2

0,0

0,5

Identificação dos autores (texto sem identificação não é corrigido = 0,0)

S/N

PRIMEIRO PARÁGRAFO: contextualização (tema, recorte temático)

Contextualização + tese = manutenção do texto original. Logo, não há pontuação para esse parágrafo.

--

PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO: dois argumentos convincentes

Argumento satisfatório, sem problema argumentativo e com estratégia de argumentação bem definida: 2,0

Argumento relativamente desenvolvido, mas com problema de argumentação que não invalida a cadeia argumentativa: 1,5

Argumento com dois problemas identificados, mas aproveitável: 1,0

Argumento com três problemas identificados, mas com pelo menos um ponto interessante: 0,5

Argumento sem relação com a tese: 0,0

Atenção: não pontuar parágrafo injuntivo e/ou expositivo. Desenvolvimento com essas características= indício de fuga do gênero.

4,0

Causa/efeito + dados com fonte

2,0

Causa/efeito + exemplificação

1,5

PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO (reafirmação da tese + comentário final sem acréscimo de argumento novo)

Inserção da ratificação do posicionamento defendido sem usar as mesmas palavras dos parágrafos anterior e sem acrescentar dado novo.

Correção do falso prognóstico e do falso pressuposto.

2,5

                       1,5

Aspectos linguísticos e ortográficos (domínio das normas da escrita padrão): ver períodos curtos e bem sequenciados, encadeamentos coesivos, concordâncias, regências, pontuação, acentuação gráfica, separação silábica, ortografia

Atenção: a cada acréscimo de erro no texto original, será descontado 0,5 ponto.

3,0

2,0

Pontuação total atingida:

                 7,5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com