TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Aula pratica parque do ingá

Por:   •  20/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

 Ambientes Aquáticos Simples e Complexos

Podemos definir ambientes aquáticos simples como ambientes onde a biodiversidade ali encontrado é relativamente baixa. Em ambientes simples são encontrados uma menor variedade de organismos e a coleta de material para análise se torna mais fácil.

Ao contrário dos ambientes simples, os ambientes complexos possuem uma maior biodiversidade. Mais organismos são encontrados nesses ambientes e a coleta de material para análise se torna mais complexa.

 Draga

A draga é um instrumento utilizado por pesquisadores para coletar material do fundo de ambientes aquáticos. Consiste em uma espécie de garra presa a uma corda com um dispositivo de trava que a mantem aberta e, após a draga encostar no fundo do ambiente aquático, se desarma e permite que a draga se feche ao ser puxada pela corda, coletando material do fundo do ambiente aquático e permitindo o transporte do mesmo para a superfície para posterior análise laboratorial.

 Turbidez

Turbidez é a propriedade ótica de absorção e reflexão da luz e é um importante parâmetro para identificação das condições da agua. É causada por partículas em suspensão que formam coloides e interferem na propagação da luz pela agua.

A turbidez da agua pode estar diretamente relacionada a existência de micro organismos sejam eles patogênicos ou não. Essa turbidez pode auxiliar na proliferação desses micro organismos e também influenciar no ecossistema do local, já que determinadas espécies estão adaptadas a ambientes mais túrbidos e outras a ambientes mais transparentes.

 Disco de Secchi

O disco de Secchi foi inventado no ano de 1865 pelo padre italiano Pietro Ângelo Secchi durante suas viagens na nave Papal Imaculada Conceição para medir a transparência do Mar Mediterrâneo. Hoje o disco de Secchi consiste em um disco de metal pintado alternadamente de preto e branco ou completamente branco preso por uma corda graduada. Os discos atuais possuem cerca de 20 centímetro de diâmetro mas pesquisadores mais antigos já chegaram a utilizar discos com diâmetro de 2 metros.

Hoje o disco de Secchi é utilizado para medir a turbidez da agua de lagos, lagoas, córregos e afins. Para realizar a medição o responsável pelo manuseio do disco deve se posicionar em um local com boa incidência de raios solares, evitando locais com sombra. O responsável devera afundar o disco de Secchi cuidadosamente no local de medição, sempre verificando se existe visibilidade do disco e acompanhando a profundidade que o mesmo atingiu pela graduação

da corda. Após o disco chegar a uma profundidade onde o mesmo deixa de ser visível, deve-se elevar um pouco até sua total visibilidade. Acompanhando a corda graduada pode-se saber a que profundidade o disco chegou e assim determinar até que ponto a luminosidade penetra na agua indicando o nível de turbidez da agua.

Em relação a outros aparelhos existentes que executam a mesma função do disco de Secchi, o mesmo possui vantagens como baixo custo de manufatura, fácil manuseio, é de fácil transporte, permite inferir o estado trófico do lago e possui uso generalizado entre os pesquisadores permitindo comparações, já que muitos lagos tem series históricas de mais de 20 anos de dados de medições com disco de Secchi.

OBJETIVO

O objetivo deste relatório é fazer com que o leitor conheça e visualize como é feita a medição da turbidez da agua em ambientes aquáticos e a coleta de material para análise laboratorial bem como as devidas providencias para conservação do material mostrando como identificar ambientes simples e complexos.

MATERIAIS

Para a pratica foram utilizados os seguintes materiais:

 Disco de Secchi;

 Draga;

 Peneira micro porosa;

 Galão de 5 litros;

 Bandeja para deposito de sedimentos.

METODO

Inicialmente foram definidos locais onde se encontravam ambientes aquáticos simples e ambientes aquáticos complexos para a execução dos procedimentos. Para averiguação da turbidez da agua e para a coleta de sedimentos com a draga foi utilizado o mesmo método para os dois tipos de ambientes.

Um dos alunos posicionou-se a beira do lago e afundou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com