TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio do Campo

Por:   •  8/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.512 Palavras (19 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 19

Indice

1.        Introdução        

2.        Materiais e métodos:        

2.1.        Material de campo:        

2.2.        Material de laboratório:        

3.        Metodologia        

4.        Resultado        

4.1.        Avaliação da transparência da água com disco de Sechii:        

4.2.        Perfil de temperatura e oxigênio:        

4.3.        Medição de pH e condutividade eléctrica        

4.4.        Fitoplâncton        

4.5.        Zooplâncton        

4.6.        Comunidade bentónica        

4.7.        Fauna Ictiologica        

5.        Conclusão        

6.        Análise de dados e Discussão        

7.        Bibliografias        

  1. Introdução

           A Albufeira de Massingir, situada no rio dos Elefantes, afluente principal do rio Limpopo está situada no distrito de Masssingir na parte central da província de Gaza, em Moçambique, e tem limites geográficos, a norte com o distrito de Chicualacuala, a leste com os distritos de Mabalane e Chókwè, a sul com o distrito de Magude da província de Maputo e a oeste é limitado pela África do Sul, a água retida na sua albufeira de 150 km² destina-se à irrigação (Schneider, 2003).  

         A Albufeira de Massingir, construída no início da década de 1970, foi concebida para a irrigação de uma área de cerca de 90 mil hectares ao longo de todo o vale do Limpopo, possui, igualmente, um enorme potencial da pesca ao longo da sua albufeira, onde se captura, dentre outras espécies, a telápia, um peixe de grande valor comercial, que, inclusivamente, é exportado para alguns países vizinhos (Faria e Mata, 1981).

       Para o aproveitamento do vale do limpopo achou-se conveniente criar primeiramente, a montante de Massingir, uma albufeira cuja finalidade essencial fosse a da regulação dos caudais com vista ao desenvolvimento do regadio na região e, o acessoriamento para produção de energia eléctrica (Faria e Mata, 1981).

        A transparência da água medida pelo disco de Secchi varia bastante entre os ecossistemas aquáticos e, num mesmo lago, pode variar ao longo do dia, estando na dependência do regime de circulação da massa de água, da natureza geoquímica da bacia e do regime das chuvas, e  em alguns lagos pode atingir poucos centímetros de profundidade, em outros profundidades de até 40 m (Lopes e Magalhães, 2010).

         A transparência do disco de Secchi  está em função da reflexão da luz na superfície do disco, sendo também dependente da intensidade luminosa sub-superficial  e da intensidade luminosa na profundidade do desaparecimento visual do disco de Secchi(Taniwaki e Smith, 2009).

        Os medidores de oxigênio, chamados de oxímetros, são necessários, pois as principais fontes de oxigênio dissolvido na água dos grandes reservatórios e lagos é a fotossíntese, e a entrada de água nos lagos, e a concentração de oxigênio dissolvido e nos grandes lagos o oxigênio depende de factores como, a presença de matéria orgânica e nutriente, biomassa de macrófitas, densidade de fitoplâncton, quantidade de sólidos em suspensão, turbidez, grau de eutrofização do ambiente e  supersaturação na camada eufótica e o parâmetro ideal deve ficar entre 5 e 8 mg/L (Schneider, 2003).

        O pH metro, aparelho que mede o pH da água é muito importante, e o nível óptimo de pH deve ficar próximo da neutralidade, entre 6 e 9 (Lopes e Magalhães, 2010).

         Um dos factores relacionados com a temperatura é a estratificação do meio, ou seja, diferença significativa entre as densidades das camadas de água superficial mais quente, e a do fundo, mais fria, causando problemas de circulação na coluna de água, e provocando variações nas concentrações de oxigênio dissolvido (Viegas, 2010).

          A estabilidade da temperatura e a estratificação da coluna da água variam com a profundidade, portanto, em ambientes com profundidades menores que dois metros os problemas relacionados com a estratificação são raros, assim como, nos locais onde há ventos constantes e  nos reservatórios muito profundos podem ocorrer variações constantes de temperatura causadas pela estratificação da coluna de água(Paiva et al., 2006).

         A condutividade elétrica mede a capacidade que a água tem de transmitir corrente elétrica e está directamente relacionada à concentração de substâncias iônicas dissolvidas, principalmente inorgânicas. A medida da condutividade elétrica pode ser relacionada com a concentração de sólidos totais dissolvidos Totais, em mg/L, parâmetro muito sensível ao lançamento de efluentes o que facilita avaliar a qualidade do corpo hídrico (Freitas, 2006).

        Fitoplâncton é composto por organismos unicelulares microscópicos, na sua maioria com capacidade fotossintética, que vivem em suspensão na coluna de água. A maior parte do fitoplâncton de água doce encontra-se na fracção do Nano e Microplâncton (Viegas, 2010).

        Uma das características fundamentais da maioria das espécies do fitoplâncton, é a presença de pigmentos fotossintéticos como a clorofila, carotenóide e ficobiliproteínas. A clorofila a pode variar independentemente da biomassa em resposta a variáveis ambientais, como a intensidade de luz, disponibilidade de nutrientes, e composição da comunidade fitoplânctónica (Paivaet al., 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (421.4 Kb)   docx (135.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com