TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Pratica Ecologia

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Rural de Pernambuco -        UFRPE

Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST

Bacharelado em Ciências Biológicas  5° Período

André Marco de Souza Silva

Prof. Martinho Cardoso de Carvalho Júnior

Relatório de Aula Prática

        A aula prática foi realizada próxima a Mata da Pimenteira e área de caatinga. Nessa aula, foi possível observar enquanto caminhávamos fenômenos que ocorriam nessa local.

Primeira observação: Que a Vegetação estava verde e que elas mantinham um período de floração sincronizado;

        Hipóteses:

  • A maior facilitação de Polinização, visto que, se toda a vegetação mantém seu ciclo de floração sincronizado, os agentes polinizadores têm uma maior atuação nesse local, podendo aumentar a chance de polinização dessas plantas.

  • A floração se mantém na mesma época, pois a vegetação já está adaptada ao clima da região, ou seja, ela usa esse mecanismo como estratégia para liberar as sementes somente na estação chuvosa, para tentar maximizar a chance das sementes germinarem nesse ambiente.

Segunda observação: Que os ninhos de determinada espécie de passarinho estavam localizados nas extremidades dos galhos e na parte inferior da maioria das árvores observadas.

        A disposição dos ninhos dos passarinhos foram totalizados em 14, dispostos em três árvores localizados nas extremidades dos galhos e também notamos que a vegetação ao redor era geralmente muito baixa, e em apenas uma árvore foi observada um ninho que se encontrava no galho da região mediana da árvore. Para essa observação foram dadas as seguintes hipóteses:

  • Evitar a predação por animais terrestres, pois se o ninho fosse construído próximo ao caule, os predadores terrestres poderiam subir e alcançar o ninho. Essa hipótese foi refutada, pois a localização na extremidade do galho seria mais eficiente contra esse tipo de predador, além de que os ninhos se encontravam na parte inferior da árvore.
  • Evitar predação aérea, visto que a localização do ninho dificultava a visão aérea. Hipótese refutada, pois se os ninhos estivessem na região mediana, essa predação poderia ser evitada.

 

  • A hipótese para que os ninhos estivessem dispostos nas extremidades com baixa vegetação, foi que essa estratégia iria facilitar a locomoção dos passarinhos até a entrada do ninho, visto que se a vegetação está baixa, os obstáculos para a entrada e saída do ninho seriam menores e resultaria em um menor gasto de energia já que não irá precisar desviar de obstáculos.

Terceira observação: O Formigueiro de Dinoponera possuía uma organização na parte externa bem peculiar, onde elas mantêm gravetos e sementes ao redor. Especulamos que:

  • Seria como uma forma de identificação da entrada, para evitar que as formigas entrem em outros formigueiros.

Quarta observação: teias de aranhas na mata do gênero Aglauctenus, que são feitas em forma de funil e onde as aranhas ficam no interior esperando a presa cair na sua teia, além de servir de proteção. Então colocamos um gafanhoto  na teia e esperamos ela se alimentar e a mesma não se alimentou.

Hipóteses:

  • A aranha pode sentir a vibração perto do ninho e na teia, com isso ela pode se preparar para a possível presa e devido ao gafanhoto ser grande, a aranha não se alimentou pelo risco de não conseguir capturar a presa ou sair machucada.

  • A quantidade de gente perto da teia pode ter influenciado também, pois ela pode ter se assustado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com