TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Aula Prática De Uroanálise Fisiologia Humana

Por:   •  10/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

FRANKLEN DE SILVA

CONCEIÇÃO SOUSA

RELATÓRIO AULA PRÁTICA UROANÁLISE FISIOLOGIA HUMANA

FRANKLEN DE SILVA

CONCEIÇÃO SOUSA

RELATÓRIO AULA PRÁTICA UROANÁLISE FISIOLOGIA HUMANA

RELATÓRIO AVALIATIVO PARÁ A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA, MÓDULO 6º DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. SOBRE ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA: .......................

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        4

  2. OBJETIVOS        4

  3. MATERIAIS UTILIZADOS        4

  4. DESENVOLVIMENTO.        5

  5. RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

  6. CONCLUSÃO.        8

  7. ANEXOS        9

  8. REFERÊNÇIAS        11

INTRODUÇÃO

No dia 17 de outubro foi realizada uma aula prática no laboratório de análises clínicas do instituto federal do Rio de Janeiro na disciplina de fisiologia humana, na qual o conteúdo que esta sendo abordado e o sistema urinário.

Neste dia realizamos o exame de uroánalise, na qual desempenha um papel importante na medicina atual, sendo a primeira prática laboratorial documentada na história. Uma técnica simples, não invasiva e de baixo custo que permite avaliar o trato urinário, e outros sistemas corporais, e fornecendo indícios sobre a etiologia da disfunção.

Tornando-se um método ideal para o diagnóstico por se tratar de um fluido instável, ou seja, que sofre mudanças quando alguma doença se instala podendo ser analisado a partir de exames físico, químico ou microscópico. Essas características tornaram a uroanálise uma ferramenta útil para o acompanhamento do paciente (KAMALEDEEN, 2015).

OBJETIVOS

Desenvolver os métodos utilizados na coleta de urina e manuseio dos materiais para a realização do exame de uroánalise, e aprender a avaliar os aspectos físicos e químicos da urina.

MATERIAIS UTILIZADOS

  1. Luva descartável
  2. Coletor com amostra biológica
  3. Tubo de ensaio
  4. Fita reagente
  5. Gazes

DESENVOLVIMENTO

A atividade ocorreu em duplas, com a amostra coletada, inicialmente fizemos a análise física, onde observados e preenchemos de acordo com a tabela indicada (figura 1), o volume, a cor, o Aspecto, Depósito e cheiro, na qual também contamos com o material de apoio entregue pela professora, em seguida fizemos a análise química retiramos um pouco da amostra biológica do coletor e transferimos para o tubo de ensaio (Figura 2), foi submersa a fita reagente, em seguida colocamos em cima das gazes para retirar todo o excesso e esperamos 30 segundos para o resultado da fita e assim ser feita a leitura.

As tiras reagentes são um modo simples, rápido e eficaz para análise urinária, e leitura de PH, as tiras teste analisam de forma semiquantitativa de 10 a 11 parâmetros na urina (figura 3).

Nessa aula fizemos a análise química do ph, densidade, Corpos cetônicos, hemoglobinas, proteínas, bilirrubina, nitritos, glicose e leucócitos e depois preenchidas na tabela (figura 4).

  • PH: Detecção de possíveis distúrbios eletrolíticos sistêmicos de origem metabólica ou respiratória.
  • Densidade: Avaliação da capacidade renal de reabsorção e concentração
  • Corpos cetônicos: é um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para ter energia em vez de usar a glicose.
  • Hemoglobinas: Ou hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, são destruídas e um de seus  constituintes, a hemoglobina é eliminada pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.
  • Proteínas: Proteinúria: Indicador de doença renal.
  • Bilirrubina: Indicação precoce de hepatopatias.
  • Nitrito: Avaliação de processos infecciosos do trato urinário (ITU). Glicose: Avaliação de Diabetes Mellitus, e distúrbios de reabsorção tubular.
  • Leucócitos: Ou leucocitúria. Geralmente, quando ocorre, pode significar a presença de bactérias, como a que provoca a infecção urinária.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Na amostra foi visto no exame Físico o volume de 45 ml, cor amarela claro, aspecto Límpido, Depósito nulo e insignificante e com odor Sui generis (cheiro normal da urina). O que foi visto no exame físico é característica de uma urina normal. No exame químico foi feita a leitura da fita reagente: ph de 6,5, 1022 de densidade, corpos cetônicos negativos, hemoglobinas negativos, proteínas negativos, bilirrubina negativo, nitritos negativo glicose negativo e leucócitos negativos, não foi vista nenhuma irregularidade no exame químico.

Das perguntas:

  1. Qual a importância do exame de urina?

R: E importante por que ajuda a identificar infecções do trato urinário, obter Informações importantes sobre o estado fisiológico do organismo, sobre a presença e a evolução de muitas doenças sistêmicas, sobre a avalição de certos tratamentos e sobre o estado funcional dos rins.

  1. O que ele verifica?

R: São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (288.8 Kb)   docx (413.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com