TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre O Filme "E A Vida Continua"

Monografias: Relatório Sobre O Filme "E A Vida Continua". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  14.161 Visualizações

Página 1 de 2

Trata-se do início da epidemia do vírus da Aids nos Estados Unidos, mais conhecido como HIV. Tudo inicia-se em 1981, no âmbito social dos homossexuais do gênero masculino, onde sabia-se que entre eles as relações sexuais casuais era algo natural. Nessa época o fluxo nas famosas “saunas gays” era grande, e em pesquisas, profissionais da saúde cogitaram fechar os locais na tentativa de controlar o contagio.

O vírus da Aids, chamado Imunodeficiência Humana, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. No início do filme tem-se o contato com a epidemia do vírus do Ebola, na África, com meios de transmissão e sintomas similares ao do vírus da Aids. Com a chegada da Aids, é mostrado o início de um problema de pesquisa, pois o vírus levava a maioria dos doentes à morte.

Para as pesquisas formou-se uma equipe multidisciplinar, com especialistas de diversas áreas. Como por exemplo: DST’s, Hepatite B, Imunologia e Sociologia. Para que assim fosse possível entender a doença, que até então era um mistério e se alastrava pelo país.

Com isso discutia-se o problema em diversos âmbitos, seja no social, por lidar especificamente com a comunidade LGBTT, ou no âmbito econômico e burocrático, seja para conseguir verba para as pesquisas, como para solicitar os materiais para os laboratórios. As tentativas para desvendar o vírus foram inúmeras, com material dos doentes, em testes em ratos de laboratório, entrevistas etc, mesmo existindo as dificuldades quanto à verba para as pesquisas, e o próprio laboratório que foi fornecido à equipe que tinha condições precárias.

Além disso tudo, os governantes da época não anunciavam a doença e cada vez mais se preocupavam em arrecadar verba para defender-se da guerra que se instaurava.

Com sorte, em um momento descontraído um dos médicos responsáveis pela pesquisa, ao ver o famoso jogo “Pac-Man” tem o insight de que o vírus “come” as células T do organismo. E ao longo da pesquisa conseguem finalmente desvendar a xarada. Eis que é descoberto o maligno vírus HIV.

Ainda nos dias de hoje, a Aids é uma doença que se alastra por todo o mundo. Doença essa que não tem cura, porém ao longo de anos e inúmeras pesquisas foram criadas medicações que retardam o progresso da doença e os para prevenção da mesma. O Brasil conta com programa onde há a distribuição universal e gratuita das medicações anti-retrovirais de combate ao HIV.

Existem campanhas de prevenção e sabe-se que o único método de não contrair o vírus é tendo relações sexuais com preservativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com