TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE Filme: E a vida continua.

Por:   •  12/9/2017  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  4.472 Visualizações

Página 1 de 3

SÍNTESE

Filme: E a vida continua.

O filme “E a vida continua” relata a descoberta, evolução e a luta do pesquisador Don Francis para descobrir e isolar o vírus da AIDS, tentando alertar as autoridades para os perigos da doença.

Don Francis, pesquisador imunologista, foi solicitado para juntamente com a CDD (Centro de controle de doenças) tentar erradicar o vírus da febre Ebola que atingiu e matou várias pessoas na África Central.

Após essa grande experiência Don Francis foi chamado para reconhecer e entender o caso de uma nova doença que surgiu no EUA nos anos 80, onde hospitais relataram vários casos de pacientes jovens com sarcoma de Kaposi, um câncer raro que até então se manifestava quase somente em idosos, e o mais curioso era que os pacientes morriam logo após dar entrada nos hospitais, e na grande maioria das vezes os pacientes eram homossexuais masculinos, fato que intrigou todos os médicos. 

Vários outros casos da doença foram surgindo rapidamente entre homossexuais que frequentavam saunas gay, assim foi constatado que havia um “câncer gay”, isso faz com que as autoridades utilizem como medida o fechamento deste estabelecimento. A comunidade gay sentiu-se reprimida e alvo de preconceitos.

Foi possível perceber que o governo norte-americano no aspecto de gestão pública prejudicou muito a pesquisa epidemiológica da doença, uma vez que nem sequer falava sobre o assunto em público, negava recursos financeiros para a pesquisa fazendo com que a doença se espalhasse cada vez mais, tudo isso pelo fato de ser uma doença relacionada a homossexuais. Por esse motivo a doença se espalhou virando uma epidemia, atingindo agora não só gays, mas heterossexuais, mulheres e crianças de todas as idades e classes sociais começaram a se infectar, e o pânico era geral uma vez que não se sabiam os mecanismos de transmissão concretamente tampouco as maneiras corretas de prevenção. 

A partir disso foi necessário aplicar questionários a todos os pacientes que eram admitidos nos hospitais para tentar comprovar as vias e transmissão, pois as principais vias eram a sexual e por transfusão sanguínea. A transmissão por transfusão sanguínea só foi comprovada após a comprovação da contaminação dos hemolíticos, uma vez que os laboratórios responsáveis pelos bancos de sangue e pelas transfusões sanguíneas se recusavam a fazer exames a fim de comprovar a presença ou não do vírus do HIV. 

Só após anos de discussão se comprovou que a doença estava no sangue e se tratava de um retrovírus semelhante ao da hepatite B, até então todos os cientistas franceses “brigam” com os americanos para comprovar que foi o primeiro a descobrir o vírus da AIDS.

No início, o diagnóstico era apenas clínico e só acontecia com a doença já avançada, nos últimos anos a comunidade científica vem se dedicando ao estudo do ciclo da doença, desenvolvendo testes capazes de indicar a infecção pelo vírus antes dos primeiros sintomas clínicos, bem como formas de tratamento e prevenção. Foi de extrema importância a dedicação e empenho dos pesquisadores para entender o ciclo de vida do retrovírus e como se dava a sua replicação, para que surgisse alternativas para o tratamento da AIDS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com