TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Biologia Sobre a Mitose 11º Ano

Por:   •  27/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório sobre a observação de Células Vegetais de raízes de cebola (Allium cepa) em fase mitótica

[pic 1]


(nome)


[pic 2][pic 3]

Índice

Folha de rosto……………………………………………………………………………………………………………………..1

Indice…………………………………………………………………………………………………………………………………..2

Objetivo……………………………………………………………………………………………………………………………….3

Introdução/Fundamento Teórico…………………………………………………………………………………………4

Procedimento Experimental…………………………………………………………………………………………….....9

Resultados………………………………………………………………………………………………………………………….10

Discussão das Observações………………………………………………………………………………………………..11

Conclusão………………………………………………………………………………………………………….……………….12

Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………………13

Sitografia……………………………………………………………………………………………………………………………13

Objetivo

Com este trabalho experimental pretendeu-se compreender o significado biológico da Mitose e identificar as fases da divisão mitótica em células vegetais de raízes de cebola (Allium cepa), em preparações temporárias e definitivas, observadas ao microscópio ótico composto.

Introdução/Fundamento Teórico

DNA:

O ácido desoxirribonucleico  é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. A sua principal função é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

No interior do núcleo celular, o ADN, associado a histonas, forma uma substância denominada cromatina. Quando se aproxima o momento da divisão celular, a cromatina condensa-se e constitui estruturas em forma de bastão denominadas cromossomas.

[pic 4]

[pic 5]

Ciclo celular:

Ciclo Celular é o conjunto de fases que uma célula passa com o intuito de duplicar-se, dando origem a duas células novas. Em células eucarióticas, o ciclo celular é dividido em 3 fases principais, são elas: Interfase, na qual ocorre o crescimento da célula e a preparação para a , fase mitótica (Fase M), na qual ocorrerá a separação dos cromossomas da célula-mãe; e posteriormente a Citocinese, na qual ocorrerá o rompimento das membranas plasmáticas e a finalização do processo de divisão, dando origem a duas células-filhas. Estas fases são de extrema importância para o funcionamento da célula, erros nestes processos podem acarretar na morte celular ou até no desenvolvimento de células cancerígenas.

Interfase:

A interfase é um período relativamente longo quando comparado com a mitose, podendo demorar horas, anos ou até perpetuar-se até à morte da célula, sem que nova divisão ocorra (ex. maioria das células nervosas). Durante este período ocorre a síntese de diversos constituintes que conduzem ao crescimento e à maturação celular, para que a célula esteja preparada para a mitose. A interfase pode ser dividida em três períodos: G1, S e G2 (alguns organismos unicelulares, como as leveduras não possuem G2).

  • Período G1: a designação desta etapa deriva de ‘gap’ do inglês e decorre imediatamente após á citocinese. É um período de intensa atividade bioquímica, no qual a célula cresce em volume e o número de organelos aumenta. Ocorre a síntese de RNA no sentido de a célula sintetizar proteínas, lípidos e glícidos.
  • Período S: de síntese do inglês ‘synthesis’ é caracterizado pela replicação do DNA. Às novas moléculas de DNA associam-se proteínas básicas chamadas histonas, formando-se cromossomas, constituídos por dois cromatídeos ligados pelo centrómero.
  • Período G2: síntese de mais proteínas e produção de estruturas membranares que serão utilizadas nas células-filhas resultantes da mitose.

[pic 6]

[pic 7]

Mitose:

A Mitose é um processo de divisão celular, contínuo, onde uma célula dá origem a duas outras células. A mitose acontece na maioria das células de nosso corpo.

A partir de uma célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomas. Isso ocorre porque, antes da divisão celular, o material genético da célula (nos cromossomas) é duplicado.

A mitose é um processo importante no crescimento dos organismos multicelulares e nos processos de regeneração dos tecidos do corpo, pois ocorre nas células somáticas. Apesar de ser um processo contínuo, a mitose apresenta quatro fases.

Profase:

No início da mitose, numa célula diploide, os cromossomas encontram-se duplicados. Na profase os cromossomos começam a condensar-se, tornando-se visíveis ao microscópio ótico. Cada cromossomo é constituído por dois cromatídeos unidos pelo centrômero. Depois, os centríolos deslocam-se para polos opostos da célula, iniciando-se, entre eles, a formação do fuso acromático ou fuso mitótico. Entretanto, o invólucro nuclear  desorganiza-se e os nucléolos desaparecem.

Metafase:

A metáfase é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados a fibras que provêm dos centríolos, que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. É a fase mais estável da mitose. Os cromatídeos tornam-se bem visíveis e logo de seguida partem-se para o início da anáfase. É nesta altura da mitose que os cromossomas condensados alinham-se no centro da célula, formando a chamada placa equatorial, antes de terem os seus centrómeros duplicados e da ocorrência do encurtamento das fibras pelas duas células-filhas, fazendo com que cada cromatídeo-irmão vá para cada polo das células em formação. Esta é a etapa em que os estudos do cariótipo são realizados, pois os cromossomos estão totalmente condensados, tornando-se visíveis. Ocorre a duplicação dos centrômeros no final da metáfase e no início da anáfase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (518.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com