TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Pratica de Microbiologia - Preparação de Meios

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES

NUTRIÇÃO

MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS

MARIA JULIA NARDELLI

ERICA CARDOZO DE JESUS

ELIOENAI DO CARMO BEZERRA

MAYLINE VIEIRA SANTANA

MICHELLE SILVA DE ARAUJO OLIVEIRA

VANEZA DA SILVA VIEIRA

RELATÓRIO DE AULA PRATICA

PREPARAÇÃO DE MEIOS

Aracaju, 2016

INTRODUÇÃO

      Os microrganismos estão ultimamente associados a disponibilidades, a  abundancia e a qualidade do alimento para o crescimento humano. Alimentos são facilmente contaminados com microrganismos na natureza durante a manipulação e processamento. (Pelezar et al 1997).

      Os meios de cultura (preparações sólidas, líquidas ou semissólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos) são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras. Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido a esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante.

       Um meio de cultura líquido contem todos os nutrientes necessários ao crescimento do microrganismo, dissolvidos em água. Uma vez  preparado, este pode ser inoculado com uma cultura pura do microrganismo que se pretende cultivar e ser colocado a incubar em condições ótimas (temperatura e arejamento) para o crescimento do microrganismo. Por forma a averiguar o grau de pureza do inoculo preparado, recorre-se, normalmente, à transferência de uma amostra do inoculo para a superfície de um meio de cultura sólido com a mesma composição, contido numa placa de Petri.

       De acordo com ( Brasil,2013, p 76), é importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio, e adequar o perfil bacteriano espirado para casa material. Para o preparo do meio, deve-se observar o PH, o grau de umidade, a temperatura, como também as exigências nutritivas. Portanto a necessidade pela rapidez dos resultados de análises microbiológicas se tornam cada vez maior. Segundo Hajdenwurcel (1998), os métodos rápidos surgiram a partir da década de 70, em consequências da necessidade de se reduzir o tempo de analise nos laboratórios de microbiologia, aumentando a produtividade do trabalho realizado.

MATERIAIS E MÉTODOS

- Béquer.

- Erlenmeyer.

- Pisseta.

- Bastão de vidro.

- Proveta.

- Pipeta graduada.

- Estante para tubos de ensaio.

- Tubos de ensaio.

- Balança.

- Tubos de Durkan.

- Fita adesiva.

- Papel alumínio.

- Água destilada.

- Substancias: Verde Bile Brilhante, PCA, Água peptonada (diluida).

Preparação:

      Foram feitos cálculos que serviram para saber a quantidade de cada substancia na qual foi usada, em seguida as mesmas foram pesadas. Diante disto seguiu-se o protocolo indicado, e foi adicionada separadamente água destilada, tomando-se o cuidado de homogeneizar a cada componente adicionado.

     Houve três procedimentos, na qual foram usados o Verde Bile Brilhante, que serve para a pesquisa de coliformes, o PCA, que serve para a contagem bacteriana total, e a água peptonada.

Observações: Deve ser colocado o tubo de Durkan na preparação da substancia Verde bile brilhante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

           Para a referida pesquisa, foi necessário a utilização de cálculos para saber a quantidade adequada das substancias e de vidraçarias (tubos de ensaios). O objetivo foi fazer a pesquisa de coliformes, fazer a contagem bacteriana total. Com relação à água peptonada ela é usada para diluir os alimentos, e não se altera a carga macrobiótica e nem o valor nutricional do alimento. Os meios de preparação são constituídos de substancias para o crescimento e multiplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (368 Kb)   docx (259.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com