TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Campo - Paleobiologia

Por:   •  16/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

                               [pic 1][pic 2]

Trabalho de Campo: Permineralização

Curso: Ciências Biológicas

Disciplina: Paleobiologia

Docente: Reinaldo José Bertini

2016  


  1. RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de relatar, compreender e elucidar o processo de fossilização de permineralização encontrados nos fosseis na viagem de campo do curso de Ciências Biológicas, da disciplina de paleobiologia nos arredores da cidade de Rio Claro-SP.

  1. INTRODUÇÃO

A formação do planeta terra é estimada em cerca de 4,5 bilhões de anos e os primeiros seres vivos teriam surgidos em cerca de 3,5 bilhões de anos com o esfriamento do planeta e a formação de uma crosta terrestre. É possível saber estas estimativas de anos devido evidencias de restos vegetais e animais que foram preservados nas rochas, como tipos de moldes do corpo ou partes do corpo, mumificados, rastros e pegadas, nos quais, ...estes restos e evidências são denominados fósseis e constituem o estudo da Paleontologia. A história dos fósseis é também a história da migração dos continentes (paleogeografia), das mudanças climáticas (paleoclimatologia), das extinções em massa e das modificações ocorridas na fauna e flora ao longo do tempo geológico (CASSAB, 2004). O processo de formação de restos vegetais e animais em fosseis é chamado de fossilização. Para que a fossilização ocorra com sucesso é necessário que os organismos vegetais ou animais e evidencias fiquem abrigados a salvo de agentes decompositores e das intempéries naturais. A condição mais favorável para os processos de fossilização são quando alguma parte do organismo ou alguma evidencia é coberta por series de sedimentos. A fossilização de um organismo é resultante da ação de um conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que atuam no ambiente deposicional. Têm mais chances de serem preservados aqueles organismos que possuem partes biomineralizadas por carbonatos, fosfatos e silicatos ou constituídos por materiais orgânicos resistentes, como a quitina e a celulose. Mesmo assim, ocorrem no registro geológico muitas preservações excepcionais de partes moles (CASSAB, 2004).

Existem diversos tipos de fossilização, nos quais os fosseis sofrem diferentes tipos de conservação. O que pretende-se abordar nesse relatório é o processo de permineralização.
A permineralizaçao é um tipo de fossilização comum e frequente, ocorre quando os poros microscópicos ou cavidades internas do organismos são preenchidos por algum mineral. Em alguns casos, a substância mineral do organismo dos fósseis irá dissolver-se completamente e outros minerais irão substituí-los. Os minerais que fazem este tipo de fossilização são calcita, ferro e sílica. Os fósseis permineralizados tomam a forma original do tecido ou organismo, ou a matéria orgânica é substituída por minerais. No entanto, a composição química dos fósseis será diferente e terão peso molecular alterado (mais pesado). É comum casos de madeira permineralizada,que é a substituição da matéria orgânica por minerais, este método reproduz o tecido original detalhado, porém a composição química é alterada. O processo permineralizaçao pode ocorrer de três modos diferentes: silificação; substituição por sílica, piritização: substituição por pirita e mineralização de carbonato.

  1. LOCAIS VISITADOS

Dia 27/08/2016

1º Parada:08h 18m - 22º 28' 17''S 42º 38' 18''O

Cerca de 15km a oeste do município de Rio Claro

Cerca de 200m do rio passa 5

Formação Irati-entre a formação Tatui e membro Taquaral.

2ºParada:13h 21m – Pedreira de calcareo dolomitico do partical

Cerca de 11km ao sul do perímetro urbano de Rio Claro

Cerca de 2km a sudeste do distrito de assistência

Formação corumbatai

3ºParada:15h 07m  22º 31’ 40’’S 47º 34’ 53’’O

Cerca de 4km a sudoeste do distrito de assistência

Aproximadamente 12km ao sul do perímetro urbano de Rio Claro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com