TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Contidas Dentro dos Campos da Biologia e Geologia

Por:   •  31/3/2020  •  Monografia  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

Prof.ª Luís Felipe de Toledo Ramos Pereira                         Curso: Geologia  

Aluno: Leonardo de Souza da Silva                                        RA: 201142        

Relações contidas dentro dos campos da Biologia e Geologia

 

Dentro das divisões da ciência, o ramo da biologia e geologia possuem diversas relações dadas principalmente através do meio físico, químico e biológico. Deste modo pode ser dito que a geologia é um precedente da biologia na terra, visto que formação da terra precede a origem da vida, entretanto pela teoria da panspermia, a vida teria origem extraterreste, ou seja, precede a geologia terrestre. De outra forma também pode ser dito que a geologia é uma “capsula do tempo” para eventos biológicos já ocorrido, e não somente isso. A biologia pode ser dita como um agente de alteração geológica, visto que toda e qualquer tipo de vida corrobora em mudanças e alterações no seu meio presente.

Para se explicar da origem da vida, o criacionismo era a teoria mais popular antigamente, se baseando na bíblia e em Deus como criador da vida e de todos os seres vivos.  Entretanto com o passar do tempo novos teorias se formaram, como a Panspermia, e a teoria de Oparin e Haldane, onde a interação dos raios e da radiação ultravioleta na atmosfera primitiva da Terra e pequenas porções de aberturas de vulcões originariam moléculas orgânicas simples (aminoácidos), responsáveis pela formação de Coacervados (aglomerado de moléculas proteicas) dando origem a vida. Porem outras linhas de estudo surgiu afirmando que os seres vivos se originaram de “sistemas inorgânicos” como ferro e sulfito aglutinados em compartimentos de rochas, o que acelerou as reações químicas que produziam moléculas complexas (proteínas e DNA/RNA). Podendo assim, os sistemas inorgânicos antecederam as moléculas orgânicas e incubaram a vida de seres como archaea, micróbios capazes de sobreviver em condições extremas de temperatura e pH. Dando início a cadeia ao que conhecemos como arvore da vida fruto darwiniano e vai dos primeiros seres unicelulares até os humanos, felinos, insetos, conchas e esponjas, divido em reinos monera, protista, fungi animália, plantae.

Darwin um dos nomes com maiores destaque, sendo um importante naturalista, conhecido por sua obra “A origem das espécies” nela o autor compreendia que as espécies sofriam mudanças no decorrer do tempo, propondo assim que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. Onde os seres vivos, com melhores capacidades de se adaptar e sobreviver no meio ambiente, seria o indivíduo a se reproduzir e passar suas características aos seus descendentes. As confirmações desta teoria partem principalmente da fusão da biologia e geologia, dentro do campo da paleontologia, onde os fósseis (restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas) se originam através da morte, deposição sedimentar (rápida) e ação de processos físicos e químicos, possibilitando observações evolucionais de seres já extintos e seus descentes atualmente presentes, como os próprios dinossauros que acabaram por geraram aves como galinhas, pombos, avestruz entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com