TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Gênese e Desenvolvimento de Um Fato Científico

Por:   •  30/1/2019  •  Resenha  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

Maria Eduarda dos Santos Vaz

Licenciatura em Ciências Biológicas

Filosofia e História da Ciência

Professor Jonathan Amaral

07/11/2018

Resenha do livro “Gênese e desenvolvimento de um fato científico”[pic 1]

Ludwik Fleck

Gênese e desenvolvimento de um fato científico, de Ludwik Fleck em 1935 [2010], livro este escrito por um médico polonês e judeu que viveu por dois anos em um campo de concentração nazista e trabalhava em pesquisas para a criação da vacina de tifo neste mesmo local.

Esta obra nos tras um apanhado sobre as convicções criadas por Fleck, 1935 [2010], sobre estilos e coletivos de pensamento, ilustrando isso com estudos de caso sobre a sífilis. Inicialmente tratando-a como doença de pecadores, envolvendo astrologia e penitencia a mesma. Após mostra-nos a sífilis sendo tratada como doença de sangue e sendo estudada através dele.

A obra é dividida em quatro capítulos, onde dois são estudos de caso (1 e 3) e os dois restantes são de observações e elaboração/explanações de seus conceitos (2 e 4).

Em suas primeiras palavras nos trás o conceito inicial de sífilis, totalmente envolvido em superstições astrologia e religião. Se uma pessoa era acometida por essa doença, era por ser impura e indigna, principalmente por se tratar de uma doença venérea, que atinge os órgãos sexuais primeiro. Descreve também alguns tratamentos arcaicos utilizados, com o mercúrio. Que acredito, assim como o autor, tenha mais prejudicado do que auxiliado os pacientes.

Assim adentramos a seu segundo capítulo, no qual ele nos trás uma série de novos conceitos, criados por Fleck tentando explicar as conotações anteriores. Os conceitos são: de coletivo de pensamento e estilos de pensamento.

O coletivo de pensamento nos mostra a sociedade de cientistas da mesma área. Consequentemente o mesmo pensar entre eles. E pode ser dividido em círculo exotérico e o círculo esotérico, que serão descritos mais a frente.  O estilo de pensamento trás os pressupostos pelos quais o coletivo constrói os seus conhecimentos.

 Dessa forma possuiu três características marcantes: 1- Sempre segue um direcionamento específico para investigações e pesquisas; 2 – Constrói-se de preceitos de certo campo científico, unindo práticas investigativas e a tradição inicial; 3 – É transitório. Portanto o conceito de estilo de pensamento tenta abranger tanto os pressupostos iniciais do conhecimento de um grupo quanto sua unidade conceitual e prática. O estilo de pensamento de pensamento formula também as práticas daquele coletivo de pensamento poderá utilizar: métodos e ferramentas para exames de evidências e conclusões para chegar aos resultados.

No terceiro capítulo o autor trás a tona as primeiras experiências realizadas para tratar a sífilis como doença, patológica que és. Trata-se da fase final do desenvolvimento do conceito de sífilis. Fleck 1935 [2010], apresenta o trabalho da reação de Wassermann, que inicialmente os seus experimentos eram poucos precisos e assim foram se modificando, alterando então o seu foco inicial para então, quinze anos depois, ser considerado fato científico. Todo esse trabalho utilizando sangue sifilítico é anterior à pesquisa de Wassermann, mas só foi aclamado, pois  sociedade pedia provas de sangue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com