TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Endocrino - Fisio Humana

Por:   •  25/11/2018  •  Resenha  •  6.717 Palavras (27 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 27

Questionário Endócrino AULA 1

1 - Cite as principais glândulas endócrinas clássicas e contemporâneas.

Clássicas: Hipotálamo, hipófise, pineal, tireóide e paratireóide, pâncreas, timo, adrenais, ovários e testículos.

Contemporâneas: Estômago, Fígado, Rins, Retina, Músculo esquelético e tecido adiposo.

2 - Qual é a função de uma glândula endócrina?

São células que produzem hormônios que atuarão em lugares distintos de onde foi produzido. Para isso, a produção será excretada para a corrente sanguínea, onde irá percorrer o corpo e atuar no local que haja receptores específicos.

3 - O que é um hormônio? Para que serve?

Substância química sintetizada por uma célula que exerce efeito fisiológico de controle sobre outra célula. Sua principal característica é a capacidade de induzir uma resposta celular, isto é alterar uma função da célula.

4- Classifique os hormônios quanto a sua estrutura química e cite ao menos 2 hormônios de cada classe que não estejam nos slides.

Hormônios podem ser classificados quanto a sua estrutura química em:

Polipeptídios (Glucagon, paratormônio (atua no metabolismo do cálcio).

Esteróides (Cortisol, Aldosterona, estrogênio, progesterona, testosterona).

Derivados da tirosina (epinefrina e norepinefrina)

5- Como ocorre o transporte dos hormônios endócrinos? Se houver diferentes formas de transporte, por quê? Justifique sua resposta.

O transporte pode ocorrer livre no plasma sanguíneo de forma ativa ou ligado a proteínas carreadoras de forma inativa. As proteínas carreadoras auxiliam no transporte de hormônios esteróides, por exemplo, pois estes compostos são de natureza lipídica e se ficassem na corrente sanguínea poderiam causar danos aos vasos sanguíneos. Alguns hormônios tireoidianos também são transportados com auxílio destas proteínas. Além disso, as proteínas auxiliam na entrada destes compostos nas células do tecido alvo, uma vez que os esteróides e os hormônios tireoidianos têm seus receptores dentro da membrana plasmática (no citoplasma ou no núcleo). Outro fato importante é que as carreadoras mantém os hormônios inativos até a chegada no local de ação. Hormônios livres no plasma são de origem peptídica ou protéica.

Os hormônios ligados a proteínas não conseguem se difundir facilmente pelos capilares e ganhar acesso às suas células alvo, sendo, portanto, biologicamente inativos até que se dissociem das proteínas plasmáticas.

6- Explique como um hormônio esteroide é capaz de sensibilizar sua célula alvo (apresentar o mecanismo de ação, com alvo específico celular).

Compostos lipossolúveis possuem alta afinidade química por membranas biológicas, portanto, podem atravessar a membrana livremente e atuar dentro das células, chegando muitas vezes até o núcleo. Seus receptores são, assim, intracelulares. O mecanismo de ação dos hormônios lipossolúveis será desencadeado a partir da sua ligação a receptores intracelulares, cujo complexo hormônio-receptor termina por se ligar em sítios específicos da região promotora de genes-alvo, agindo como fatores transcricionais da expressão gênica. Alvo especifico: útero  ou testículo (?????).

Outra resposta: Os hormônios esteróides são capazes de atravessar a membrana plasmática, uma vez que são apolares, e se ligam a receptores específicos dentro da célula-alvo, formando o complexo hormônio-receptor que agem diretamente no material genético do indivíduo, induzindo a ativação ou inativação de genes, para que se produza ou interrompa a produção de determinada enzima. Como agem dentro da célula de maneira direta, não há a necessidade de um 2° mensageiro. O efeito deste tipo de hormônio é mais demorado, uma vez que as enzimas responsáveis pelo seu efeito ainda terão de ser produzidas ou deixadas de serem produzidas.

7-Explique como um hormônio peptídico/proteico é capaz de sensibilizar sua célula alvo (apresentar o mecanismo de ação, com alvo específico celular).

Em consequência do caráter hidrossolúvel da molécula, ela não poderá entrar na célula alvo, pois não pode atravessar a membrana celular lipoprotéica. Portanto, é característico dos hormônios hidrossolúveis possuírem receptor localizado na membrana plasmática da célula alvo, com o sítio de reconhecimento (ou ligação) ao hormônio exposto ao meio extracelular. Receptores são glicoproteínas integrantes da membrana, cujo domínio extracelular reconhece um ligante; assim, percebem mudanças nas características do ambiente. O resultado dessa interação com o ligante é o desencadear de reações intracelulares, responsáveis pela transmissão dessa informação para o meio intracelular, possibilitando respostas de ajuste celulares. A maioria dos receptores de membrana transmite sinais extracels para o interior das células, permitindo o reconhecimento de cels e estruturas extracels, bem como de condições físicas e químicas do ambiente. Alvo específico ??????

Outra resposta: Os hormônios protéicos são incapazes de atravessar a membrana plasmática, tanto pelo seu grande tamanho como por sua natureza polar (sendo insolúveis na bicamada lipídica). Assim, eles se ligam a receptores específicos na membrana plasmática das células-alvo, o que leva à ativação da enzima adenilatociclase na membrana. Esta produzirá, do lado intracelular da membrana, a partir de ATP, um composto denominado AMPcíclico (AMPc), um nucleotídeo que ativará enzimas para que haja a função hormonal. O AMPc é chamado de 2° mensageiro da ação hormonal, uma vez que ele transfere às enzimas intracelularmente a mensagem inicialmente trazida pelo hormônio. O efeito deste tipo de hormônio é bastante rápido, uma vez que as enzimas responsáveis pelo seu efeito já estão previamente formadas, bastando ativá-las ou desativá-las.

Questionário Endócrino AULA 2

8 - Cite as principais estruturas anatômicas envolvidas na relação hipotálamo-hipófise.

A hipófise esta situada na sela túrcica, uma cavidade óssea localizada na base do cérebro e que se liga ao hipotálamo através do pedúnculo hipofisário. Ambas as regiões estão altamente associadas, com o hipotálamo se localizando acima do olho, na parte central, sendo pequeno e a hipófise se localizando logo abaixo do hipotálamo, na mesma região e igualmente pequena. A comunicação entre o hipotálamo e a hipófise é vascular, através do sistema porta hipotalâmico-hipofisario. O hipotálamo se relaciona com a hipófise anterior (adeno hipófise) através do sistema porta hipotalâmico-hipofisário (comunicação vascular) e com a hipófise posterior (neuro hipófise) pelo feixe hipotalâmico-hipofisário (comunicação neuronal). A integração entre hipotálamo e hipofise é feita pela eminência mediana, local onde são secretados os hormônios hipotalâmicos, sendo a interface entre o sistema nervoso e a adeno hipófise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com