TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  11.009 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: A busca do sentido da formação humana: tarefa da

Filosofia da Educação

       O autor Antônio Joaquim Severino relata em seu texto que na cultura ocidental a educação sempre foi vista como processo de formação humana, o homem sempre foi visto como um ser que não nasce pronto, e a formação é o modo pelo qual o homem vai se aperfeiçoando, se tornando culto, com uma qualidade social marcada pela emancipação e a autonomia. Uma situação de plena humanidade. E esse é sem dúvida um objetivo difícil de ser alcançado. Nesse contexto a Filosofia da Educação tem um papel fundamental como esforço hermenêutico de desvelamento da prática educacional.

 

Na Antiguidade grega e da Medievalidade latina a ética prevaleceu como matriz paradigmática da formação humana, a finalidade essencial da educação era o aprimoramento ético-pessoal. A formação estava voltada para os valores e o espírito. Já num segundo momento, historicamente situado na Era Moderna, esse ideal se delineava como uma adequada inserção da pessoa na sociedade.

Com o passar dos anos a condição do homem viver em sociedade modifica profundamente o seu processo de auto-aperfeiçoamento, pois seu aprimoramento

ou sua degradação não mais dependem apenas da lei interior de sua vontade,

mas também das determinações exteriores da vida social. Esse panorama está em processo de mudança, agora, na contemporaneidade. Uma nova forma de se compreender a educação: nem mais sob a prevalência de uma teleologia ética nem mais sob a perspectivação política.

Mediante as mudanças que ocorreram e continuam ocorrendo podemos concluir que a educação está em processo de mudança Por isso mesmo, no que concerne ao

conceito da educação, tal qual vem sendo constituído, a referência passa a ser, não mais a antiga ética, ou a recente política, mas uma nova estética. Surgiu então um novo conceito formação cultural, pois  para transformar os indivíduos em pessoas éticas e políticas, a educação precisa efetivar-se como formação cultural, uma vez que a educação não pode olhar para o ser humano como um ser que ter uma formação voltada apenas para uma determinada área, mas como um ser complexo que necessita portanto de uma formação integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com