TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fisiologia Vegetal

Por:   •  8/6/2021  •  Abstract  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

        No final do século 18, o cientista Joseph Priestley ao colocar uma ramo de hortelã em uma redoma em que anteriormente se queimou uma vela, percebeu que o de certa forma foi “renovado” permitindo que uma outra vela fosse acessa dias depois, este foi um dos primeiros passos para a descoberta do maior processo de transformação de energia existente na natureza, a fotossíntese. Processo o qual se dá com o consumo de água e moléculas de gás carbônico e a liberação de oxigênio.

        A fotossíntese não é um processo exclusivo do reino vegetal, ela acontece também em diversas bactérias, e estas as primeiras povoadoras do planeta Terra foram as responsáveis pelo que os cientistas chamam de A Grande Oxidação que durante o periodo pré-cambriano lotou a atmosfera terrestre de oxigênio, dizimando diversas espécies, porém permitindo o surgimento de novas. Ao longo do processo de evolução a fotossíntese conferiu vantagem aos seres que a realizam permitindo que estes povoassem o planeta, acredita-se que apenas de vegetais existam cerca 400000 espécies.

        No ramo da ecologia, os organismos fotossintetizantes desempenham uma função importantíssima, a de produtores, dando base para toda a teia alimentar. Como já dizia o renomado cientista Antoine Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nem se perde, tudo se transforma” e assim funciona com a energia luminosa que se transforma em matéria orgânica através da fotossíntese, servindo de alimento para outros animais, se perdendo na forma de calor e avançando pelo fluxo energético. Somando a liberação de O2 na atmosfera e o papel nas teias e cadeias alimentares, pode-se dizer que a presença de organismos fotossintetizantes foi de suma importância para que a vida como se conhece hoje se estabelecesse.

        Outro aspecto fundamental a ser citado é o sequestro de carbono, que é um processo consequente da fotossíntese, onde o CO2 da atmosfera é retirado e o O2 liberado, vale ressaltar que uma grande quantidade do O2 que as florestas produzem é consumido, mas ainda assim processos fotossintetizantes são responsáveis por essa troca. As queimadas que ocorrem frequentemente mundo afora além de destruir vegetações naturais ainda causam a liberação de diversas toneladas de CO2 afora, juntamente com a queima de combustíveis fosseis que geram desequilíbrio no sequestro de carbono.

        Sabendo de todos os benefícios é importante lembrar que a conservação de florestas e oceanos é de extrema importância, pois a sobrevivência de grande parte da biodiversidade depende da fotossíntese.  

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (23.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com