TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Interação Inseto Planta

Por:   •  10/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

TAXA DE HERVIBORIA

Fabrício Souza Capaccio

Marcos Oliveira Pereira

Pedro Ângelo Rodrigues de Souza

Introdução

Na herbívora a interação inseto-planta é um complexo e dinâmico processo que ao longo do tempo através da seleção natural produziu uma enorme variação de características que adaptam os indivíduos ao. Essas adaptações podem ser selecionados tantos nos insetos quanto nas plantas, num sistema onde um age ou reage em função da resposta do outro. As características têm seu início em modificações muitos discretas que ao longo do processo evolutivo. Os insetos herbívoros podem se alimentar de todos as partes de uma planta pois há bloqueadores na epiderme prevalecem nas camadas mais  profundas das plantas. Existem sugadores, que se alimentam da seiva, e galhadores que causam galhas nas plantas.

Objetivos

Estimar a taxa de herbivoria que ocorrem nas plantas coletadas, as quais foram, 5 folhas de 5 plantas de 5 espécies diferentes, e identificar os insetos que consumiram as plantas.

Materiais e métodos

Na execução da coleta das folhas foram utilizados os seguintes materias:  sacolas de 10kg para o armazenamento das folhas, 2 potes plásticos, álcool 70%, régua para a medição das folhas, e caneta pincel para a identificação das folhas e insetos. Depois do preparo dos materias as equipes formadas se deslocaram até a mata da lateral e dos fundos da Ufra. Na Mata foram coletadas 25 folhas de 5 espécies diferentes. A equipe escolheu as seguintes espécies:  25 de Ingá Edulis( Ingá), 25 Magifera ( Mangueira), 25 de  Thobroma cacao ( cacau), 25 Piper spidum (aperta- ruão) e 25 de Amaranthus  spinosus (Caruru-de-espinho). Após a coleta das folhas a equipe foi para o laboratório. As  folhas coletadas foram  submetidas a estufa, até  secarem em seguida medidas e fotografadas.  Todas as folhas fotografadas foram identificadas através de um programa em seguida os dados coletados foram inseridos em uma planilha no excel e transformados em porcentagem. Também foi feita a identificação dos insetos, os quais foram retirados das respectivas plantas onde foram encontrados.

Resultados e Discussão

Deu para observar as taxas de herbivoria das folhas. Na Magifera indica (Mangueira), notou-se uma grande taxa de herbivoria nas folhas, as mesmas se encontravam bastante herbivoradas cerca de 6,00%, Theobroma cacao (Cacau), sofreu 4,00% de herbivoria, Amaranthus spinosus (Caruru-de-espinho) 2,00%   e Piper spidum (aperta-ruão ) 2,00% e  Inga indulis( Ingá) sofreu 2,00%.

Alguns insetos foram encontrados, na folha do Theobroma cacao (cacau) uma largarta do gênero (hiposydra) e na folha da Magifera indica (Mangueira) foram encontradas formigas do gênero (formicidae).Nas demais folhas não forma encontrados insetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com