TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Mollusca

Por:   •  26/3/2020  •  Resenha  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Zoologia

Os membros de um filo tão grande e diverso como Mollusca impactam os humanos de muitas formas. Discuta esta

afirmação.

De forma generalizada os moluscos são animais aquáticos que se movem e se alimentam na superfície de um substrato duro, tendo o seu corpo bilateralmente simétrico, com vários centímetros de comprimento com a forma um pouco ovóide. Sua superfície ventral é achatada e muscular desenvolvendo uma sola rastejante ou pé. Já a superfície dorsal é protegida por uma concha oval, convexa e em forma de escudo, que resguarda os órgãos internos subjacentes ou a massa visceral, o que permite a movimentação dessa concha para junto do corpo do animal são os pares de músculos retratores podais.

A diversidade desses animais se encontra em várias classes:

A Classe Monoplacophora são os mais semelhantes a generalização que representa o filo molusca, esses animas apresentam uma linha de ancestralidade vinda dos caramujos, dos bivalves, das lulas e dos polvos. São animais bilaterais com o corpo coberto por uma concha em formato de escudo, são retratores podais, e suas brânquias e nefridíos são pareados, a maioria provem de agua profundas.

A Classe Polyplacophora são os nossos quítons, com um corpo oval e bem achatado dorsoventralmente, com sua superfície coberta por oito placas de conchas, já sua superfície ventral possui um largo pé rastejante. Brânquias múltiplas que se localizam no sulco palial, e repousa entre o pé e a borda do manto (cintura), apesar de terem um desenvolvimento primitivo eles conseguiram se adaptar de forma plausível. E o que tudo indica, foram os quítons que divergiram a linhagem principal de evolução dos moluscos.

A Classe Aplacophora abrange várias espécies pequenas e estranhas de moluscos vermiformes, sem concha e com pé ausente ou reduzido a uma crista ventral.

Sendo a Classe Gastropoda a maior classe de moluscos, são também os que tiveram mais sucesso em sua evolução. Eles possuem uma concha em espiral assimétrica e torção, com uma grande cefalização e um alongamento corporal dorsoventral. São moluscos cefalizados, onde a massa visceral encontra-se retorcida no sentido anti-horário (torsão) em um pé-cabeça chato e rastejante.

Classe Bivalvia é a classe que compreende animais comuns como mariscos, as ostras e os mexilhões, desenvolveram em sua evolução a alimentação por filtração, assim não precisam se manter preso ao substrato para ter fonte de alimento. São lateralmente comprimidos, onde o corpo todo se fecha dentro de duas conchas laterais (valvas), que possuem uma dobradiça dorsal. Não tem incidência de cefalização, e são ausentes em uma rádula.

Classe Scaphopoda ou popularmente conhecida como conchas presa ou dente, são moluscos escavadores com conchas cilíndricas em forma de pressa e abertas em cada extremidade. A grande abertura anterior contém o pé cônico e a região bucal. Tentáculos salientes adesivos (captáculos) circundam a boca e são utilizados na alimentação. A água circulante entra e sai através da abertura posterior menor da concha. Brânquias ausentes.

Classe Cephalopoda é a classe representadora dos náutilos, das sépias, das lulas e dos polvos bem como os amonóides fosseis. É uma classe natatória,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com